Cosmética com azeite

PUB.

Ter, 12/07/2005 - 15:47


Talvez não saiba, mas o azeite não serve, apenas, para temperar salada ou regar bacalhau.

Para o demonstrar, a Confraria dos Enófilos e Gastrónomos de Trás-os-Montes e Alto Douro (CEGTMAD) aproveita a realização da III TerraFlor para divulgar uma vasta gama de cosméticos à base de azeite.
No leque de produtos a apresentar no certame que decorre em Vila Flor, de 14 a 17 de Julho, figuram hidratantes de pele, esfoliantes, perfumes, sabonetes e loções de barbear, entre outros.
Segundo o grão-mestre da CEGTMAD, António Monteiro, as aplicações do azeite são inumeráveis. “Hidrata e suaviza a pele seca, é purificador e calmante, serve para amolecer as impurezas da pele, melhora a sua elasticidade, dá brilho ao cabelo e é perfeito para banhos relaxantes e massagens”, defende o responsável.
Tendo em conta estas vantagens, “não admira que algumas empresas de cosmética tenham lançado novos produtos com o azeite como ingrediente básico, num regresso ao passado de saudar e louvar”, considera António Monteiro.

Gelado e bombons de azeite

Além da mostra de produtos cosméticos, a CEGTMAD vai organizar uma prova gastronómica de vários sabores de azeite e azeitonas. E não se pense que a mostra se esgota em molhar o pão no azeite.
Segundo o grão-mestre, o destaque vai para os bombons de azeite, o gelado de azeite e o pudim azeitado. As azeitonas doces, a compota de alcaparras ou azeitonas, as azeitonas de escabeche ou em mel, o cocktail de azeite e a pasta de azeitonas são outras iguarias a apresentar.
Na óptica do especialista gastronómico, as utilizações do azeite são infindáveis. “A ciência médica e os nutricionistas renderam-se, finalmente, às mais valias para a saúde e qualidades alimentares do azeite”. Agora, acrescentou o responsável, “também a indústria da ‘beleza’ compreende este produto como uma nova estrela”.
Recorde-se que, no campo dos remédios caseiros, há quem acredite que um chá de folhas de oliveira é bom para o coração e que bochechar água da cura das azeitonas ajuda a atenuar uma dor de dentes.
Estes são alguns dos segredos do azeite que a CEGTMAD vai revelar no próximo sábado, no decorrer da TerraFlor 2005.