Vandalismo em Mogadouro

PUB.

Ter, 12/07/2005 - 14:53


A vila de Mogadouro está a ser alvo de uma série actos de vandalismo que está a deixar preocupadas as autoridades locais.

Durante os últimos dias tem sido visível nas ruas e avenidas da localidade vários sinais de trânsitos e pontos de iluminação partidos, espaços verdes danificados, monumentos vandalizados com pinturas, placares de publicidade perfurados com objectos cortantes, entre outros danos nos espaços púbicos.
Perante esta situação, a autarquia local já emitiu um comunicado, que foi distribuído à população residente. O documento é uma forma de apelar ao sentido das pessoas, para ajudarem a reduzir ou mesmo acabar com estes actos de vandalismo.
A Câmara Municipal de Mogadouro pretende identificar os responsáveis, para os “denunciar” às autoridades policiais.
Segundo o autarca local, Morais Machado, “o aumento do vandalismo tem sido significativo, o que torna a situação inadmissível, dado que se trata do património público ”.

População alertada

Entretanto, o edil garante “que a destruição dos espaços e mobiliário urbano só vêm trazer prejuízos aos contribuintes”, pelo que “é preciso estar atento às movimentações estranhas no perímetro urbano da vila e de algumas aldeias”.
O autarca estranha o facto dos semáforos que controlam a velocidade do trânsito nas áreas de maior movimento da vila também estarem danificados, visto que foram colocados recentemente.
Outra das preocupações da autarquia prende-se com o facto de aparecerem cada vez mais pequenos furtos, como é o caso de assaltos a viaturas e maquinaria utilizada na construção civil e obras públicas, para lhe ser retirado o combustível e peças.
“Agora é importante que as pessoas que praticam estes actos meditem sobre o que representam estas brincadeiras marginais e os prejuízos que daí advêm”, salienta Morais Machado.
Para já, foi lançada uma espécie de campanha cívica com a finalidade de mobilizar a população, para estar atenta a eventuais actos desta natureza.