PSD aposta nas recandidaturas

PUB.

Ter, 05/07/2005 - 16:44


O PSD quer voltar a ser a maior força política do País nas autarquias locais, preparando terreno para regressar ao Governo.

O repto foi lançado anteontem pelo presidente do PSD, Marques Mendes, que esteve em Bragança na apresentação dos candidatos às doze Câmaras Municipais do distrito.
Os resultados obtidos pelo partido laranja no distrito de Bragança, nas Autárquicas 2001, são o exemplo daquilo que Marques Mendes espera alcançar nas eleições de Outubro. Há quatro anos, o PSD conseguiu ganhar nove das doze autarquias, aumentando em quatro o número de Câmaras laranja.
Para evitar que o PS volte a dominar nas autarquias locais, como aconteceu entre 1993 e 2001, o PSD aposta na recandidatura dos actuais presidentes de Câmara.
“A maior parte dos nossos candidatos são recandidatos, pois são excelentes presidentes de Câmara e já mostraram estar dispostos a trabalhar pelos outros e a sacrificarem o seu tempo, muitas vezes abdicando da própria família”, salientou Marque Mendes.
O responsável aposta no mérito dos autarcas laranja, mas garante que o PSD vai ter “uma ajuda indirecta suplementar” nas eleições autárquicas.

“Governo dá uma ajuda”

“Em 100 dias de Governo os portugueses foram duplamente enganados, porque o executivo não só não cumpriu o que prometeu, como ainda fez precisamente o contrário do que anunciava antes das eleições”, criticou o líder do PSD.
O dirigente referia-se, especialmente, à subida do IVA, “que é um golpe fortíssimo para o rendimento das famílias e das empresas” e ao aumento do desemprego, “apesar de terem prometido milhares de empregos antes das eleições”.
Em matéria de desenvolvimento regional, Marques Mendes defendeu a construção da barragem do Baixo Sabor e lembrou que “o prolongamento da A4 é fundamental, mas não pode ficar só em Vila Real”.
No que toca aos candidatos, além das nove recandidaturas, o PSD aposta em Manuel Afecto para conquistar a Câmara Municipal de Torre Moncorvo. À autarquia de Vinhais candidata-se Manuel Gonçalves, ao passo que Paulo Carvalho é cabeça de lista em Vila Flor