Agora não fiquem em casa!

PUB.

Ter, 14/12/2021 - 09:23


Fomos ouvir os empresários para saber como está o comércio local nesta época festiva que é sempre a mais aguardada. Os relatos não são animadores, aliás muito pelo contrário.
Pessoas muito retraídas nas compras de Natal, jantares de amigos e empresas desmarcados, enfim nada do que se esperaria para esta época.
É verdade que passámos dois anos a ouvir “fique em casa”, mas agora estas famílias precisam de nós e não podemos ficar. As compras pela internet até são cómodas, porque até são para oferecer e, portanto, não temos de as experimentar, mas é de extrema importância que, como consumidores, não esqueçamos o pequeno comércio local dos nossos concelhos. Não podemos pôr de parte a pequena loja de bairro na nossa rua, dinamizadora da comunidade local.
Os municípios, um pouco por toda a região, apostaram na dinamização do comércio tradicional, através de mercados de Natal, cheques de reembolso, animação, iluminação, etc, para tentarmos viver o espírito natalício. 
Assim, cabe a cada um de nós manter viva a força do comércio tradicional, muitas vezes familiar.
A covid não pode matar o comércio local! Da mesma forma que nos habituámos a comprar sem sair de casa, temos de nos habituar agora ao contrário, sob pena de tantas famílias serem obrigadas a fechar os seus negócios e, consequentemente, a procurarem alternativas fora daqui. Resta esperar que as compras estejam atrasadas e que seja conforme o típico português: na última hora e que se salve o Natal no comércio tradicional.
Já são conhecidas as listas dos candidatos a deputados pelo círculo de Bragança às legislativas de 30 de Janeiro. Aparentemente algumas mudanças, mas irá tudo bater ao mesmo! No PSD o cabeça de lista é Adão Silva, o deputado mais antigo, acompanhado de Paulo Xavier que não teve tempo sequer de aquecer o lugar de vice-presidente neste mandato na Câmara de Bragança. Ficando de fora Isabel Lopes (de toda a lista) que fez apenas dois anos de mandato, mas que mostrou sempre grande interesse pelas questões da região. Aliás, desde que me lembro, nunca vi um deputado que enviasse tantos comunicados sobre questões que colocou na assembleia sobre os assuntos regionais como esta deputada.
No PS, os dois primeiros lugares da lista são actuais secretários de Estado (Sobrinho Teixeira e Berta Nunes), com forte possibilidade de reintegrarem o Governo caso António Costa vença, e Jorge Gomes que aceitou ir em terceiro lugar talvez por essa mesma razão, pois será o deputado se tudo correr “bem”. 
Já foi dito por deputados nos debates da Rádio Brigantia que estes representam um país e não a região pela qual são eleitos, mas nós vamos continuar a insistir e voltar a promover o debate nos nossos órgãos de comunicação social.

 

Cátia Barreira