“Manca estou, mas ao baile vou!”

PUB.

Ter, 07/06/2016 - 10:10


São duas da tarde e já se sente o alvoroço na Aldeia Caravela. Todos ajudam na sementeira das batatas que se termina à pressa, e ala que se faz tarde: vamos à ginástica! “É que hoje, ainda por cima, é o dia da festa da ginástica”… “Não vamos chegar tarde!” “Então não sabias q’ hoje vem o presidente!” Ouvem-se estes comentários animados na reunião improvisada das mulheres no centro da aldeia. “Eu vou a pé!” “Ai eu também vou! Pois, já levamos o aquecimento feito!” Assim se quebra a rotina dos trabalhos do campo, assim se quebra a solidão!
Chegando ao centro de convívio da aldeia de S. Julião de Palácios o alvoroço continua, a grande mesa está pronta com os saborosos petiscos para festejar.
As tristezas despem-se com o luto, da mesma forma que as T-shirts azuis BRAGANCA ATIVA dão cor e alegria às caras que nunca pensaram vestir T-shirt e muito menos de cor azul para o resto das suas vidas.
Esta iniciativa começou há 6 anos, quando em 2010, por iniciativa da Câmara Municipal de Bragança, a Unidade de Desporto e Juventude pôs mãos à obra e tomou conta do projeto. O “grupo da ginástica” conta desta forma com mulheres dos 53 aos 85 anos, mas independentemente das idades a professora Joana Alves, com o seu sorriso e energia contagiantes “põe tudo a mexer”! Ao som da música popular portuguesa, as caras rosam-se e alegram-se enquanto os corpos se deixam levar pelos movimentos. Batem-se palmas e vocalizam-se sons de alegria em conjunto, que ecoam poderosamente no centro de convívio.
Como planeado este dia contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Bragança Hernâni Dias (que mesmo de muletas fez questão de estar presente), assim como com o presidente da junta da aldeia de Julião, Altino Pires e o membro da junta Sérgio Rodrigues que, está claro, deram uma enorme ajuda na motivação do grupo. Aqui fica uma palavra de apreço e agradecimento não só pela vossa presença mas também porque consideramos que estas políticas são de louvar! Nos dias de hoje, numa sociedade consumista onde a apresentação de resultados se quer para ontem, escolher apostar na prevenção e na criação de hábitos saudáveis é difícil mas é sem dúvida a forma mais acertada. Ao promover o exercício físico e a adoção de hábitos saudáveis estamos a diminuir o risco de doenças, de que são exemplo o enfarte, o cancro, etc. Reconhecemos que é muito mais barato (e divertido) prevenir desta forma do que financiar as estadias no hospital!
Por falar em divertimento, Vamos todos confraternizar no XXVII Piquenicão da família do Tio João, na Festa da Cereja, em Alfandega da fé no dia 12 de Junho. Somos transmontanos! Sabemos que o que é realmente importante não são as caras mas sim os corações que temos e dizem que são muito bons!
No Piquenição, este ano vamos conhecer novas gentes! Porque estamos na terra das cerejas e dos cavalos vamos até contar com espetáculos equestres! Vamos ter muitas concertinas pelos dois parques de merendas! Contamos convosco!
Venha ver que bonita é a Vila de Alfândega da Fé! Conto consigo or’é?!