Região

Associação Comercial de Macedo sopra 20 velas

Associação Comercial de Macedo sopra 20 velas
Imagem do avatar
  • 22 de Julho de 2008, 09:20

No passado sábado, esta colectividade soprou 20 velas ao serviço do comércio macedense.
Recorde-se que, em 1988, a maioria dos concelhos vizinhos de Macedo de cavaleiros já tinha uma associação comercial. Em Macedo esta situação devia-se ao facto do Grémio dos Comerciantes ter sido extinto, após o 25 de Abril. O Grémio era a estrutura associativa que representava e defendia os interesses dos comerciantes do concelho. Com a sua extinção terá sido criada uma comissão de instalação que ficou responsável pela criação de uma associação, mas o tempo passava e a estrutura não aparecia.
Foi um grupo de empresários jovens que se indignou com esta situação, do qual faziam parte António José Vaz, Rui Vaz, António Mascarenhas, José Ribeiro, Carlos Cunha, Tozé Espírito Santo e Humberto Trovisco, que deram corpo aos ideais que os uniam. Este grupo quis dar a Macedo uma estrutura que fosse uma mais valia para o tecido empresarial do concelho, que contribuísse para a criação de emprego e que fosse um elo de ligação entre os empresários e as instituições, representando os seus interesses de forma forte e organizada.

Feira de S. Pedro tem vindo a crescer e a tornar-se mais dinâmica pelas mãos da ACIMAC

António José Vaz foi o motor desta iniciativa. No dia do aniversário, o responsável frisou a importância do apoio encontrado, na altura, na autarquia. Este apoio reflectiu-se na organização da Feira de S. Pedro, que a autarquia “cedeu” à ACIMC, em 1990, e que ainda mantém actualmente.
Segundo António José Vaz, a partir dessa altura, a Feira de S. Pedro ganhou dinâmica e resultados, já que grande parte das obras realizadas no recinto do certame foram financiadas com os resultados positivos das feiras.
O primeiro presidente da associação destacou, ainda, o trabalho e dedicação de todos os presidentes que a instituição conheceu, pois para “estar à frente da ACIMC é necessário muito tempo e dedicação, muitas vezes em detrimento das vida privada”, realçou o responsável.

Proponha um artigo de opinião:
info@pressnordeste.pt
Abrir
Imagem do avatar
Written By
Redação