Escola de Zava vira sala de extracção de mel
O técnico da Associação, Vítor Ferreira, salienta que esta sala é um incentivo para a instalação de novos apicultores no Planalto.
“A sala já está licenciada, está aprovada e serve para pequenos apicultores até 50 colmeias. Em vez de estarem a investir em equipamento e numa sala própria podem retirar o mel na sala da associação. Depois esse mel pode ficar lá para nós ajudarmos a comercializar ou o apicultor leva para casa e vende directamente”, explica o técnico da associação.
Este foi o primeiro ano que a sala esteve ao serviço dos apicultores. Vítor Ferreira garante que o investimento foi pequeno e já serviu cerca de 50 apicultores.
“A sala está ao dispor dos 180 associados. Começámos a trabalhar este ano e já a utilizaram perto de 50 pessoas. Foi tudo feito com a boa vontade da autarquia e da associação, que já tinha alguns equipamentos”, salienta Vítor Ferreira. A associação quer agora abrir outra sala de extracção de mel no concelho de Miranda do Douro.
