Município de Carrazeda investe 700 mil euros em requalificação de edifícios para associações
A antiga escola primária de Carrazeda de Ansiães e o edifício do antigo Gabinete Técnico Local estão a ser requalificados.
Segundo explicou o presidente da câmara, João Gonçalves, o antigo GTL estava fechado há mais de 10 anos e estava a ser utilizado pelo município para arrumos. As obras incidem na substituição da cobertura, na colocação de isolamento, na melhoria energética e na instalação de sistema de aquecimento e arrefecimento. A antiga escola primária também não estava nas melhores condições.
“São edifícios que a Câmara Municipal detém, que já têm muitos anos, e que surgiu a oportunidade de, no âmbito do quadro de investimentos prioritários sinalizados pelo município do Portugal 2030, candidatarmos a requalificação desse edifício, tal como do antigo edifício onde funcionou o GTL, e tivemos sucesso nessa candidatura e, portanto, vamos proceder à requalificação desses dois edifícios.”
As obras são financiadas por fundos comunitários, através do programa NORTE 2030. O financiamento é de 85%.
“As intervenções são diferenciadas, obviamente os institutos são diferentes e têm também intervenções diferentes, mas no seu conjunto estamos a falar de cerca de 700 mil euros e investimento com financiamento de fundos comunitários de 85%.”
Os edifícios serão colocados à disposição de associações locais. A antiga escola primária já servia para isso, mas aproveitou-se também para ali fazer obras e oferecer melhores condições às entidades.
“O objetivo é prepararmos melhores os espaços para eventualmente podermos ali desenvolver algumas atividades e também podermos no fundo proporcionar a algumas associações, algumas entidades do concelho, a possibilidade de os utilizarem também para as suas atividades.”
As obras do antigo gabinete, que custam 250 mil euros, devem estar prontas em setembro e as da escola primária, que têm o valor de 450 mil euros, estarão concluídas no fim do ano, em dezembro.
