Região

Águas termais para criar cosméticos

Águas termais para criar cosméticos
Imagem do avatar
  • 16 de Outubro de 2012, 08:46

A avaliação visa valorizar e aproveitar um recurso fundamental no concelho de Chaves – a água termal –, que é uma âncora de desenvolvimento económico local.
O estudo às potencialidades das águas termais deverá estar concluída dentro de oito meses e conta com um investimento de 17.500 euros, financiado a 75 % por fundos comunitários. A realização de ensaios irá ainda permitir um controlo de qualidade e provar a eficácia e segurança dos ingredientes nos cosméticos.
Entretanto, a Câmara de Chaves adjudicou por 1,8 milhões de euros a construção do Museu das Termas Romanas, no Largo do Arrabalde, cujas obras deverão estar concluídas dentro de um ano.
O espaço foi, inicialmente, projectado para um parque de estacionamento, mas as escavações arqueológicas puseram a descoberto os vestígios de uma muralha seiscentista e um complexo termal romano, travando a continuação do projecto.

Museu das Termas
adjudicado

As ruínas do complexo balnear romano de Aquae Flaviae descobertas foram já consideradas Monumento Nacional e, o próximo passo, é candidatá-las a Património Mundial da Humanidade.
O núcleo museológico terá, para além do espaço destinado à observação e interpretação das ruínas e das peças encontradas, uma loja destinada à venda de produtos alusivos aos vestígios das termas romanas de Chaves e um centro de documentação.

Proponha um artigo de opinião:
info@pressnordeste.pt
Abrir
Imagem do avatar
Written By
Redação