Região

Médicos “fogem” de Trás-os-Montes

Médicos “fogem” de Trás-os-Montes
Imagem do avatar
  • 27 de Janeiro de 2009, 10:07

Segundo o director clínico do CHNE, Sampaio da Veiga, todas as especialidades são carentes, o que se deve à dificuldade de atrair profissionais para o Nordeste Transmontano. “Gostaríamos de ter mais anestesistas, mais pediatras, mais obstetras, mais oftalmologistas, urologistas, um leque que não acaba. Temos dificuldade em fixar os profissionais, que preferem ficar nos hospitais centrais”, reconhece o director clínico.
Para contrariar esta situação, o CHNE aposta nos médicos internos para reforçar os quadros. “Recentemente recebemos quatro internos de especialidade: dois de Medicina, um de Cirurgia e outro de Ortopedia”, reforça Sampaio da Veiga.
Após a conclusão da especialidade, o CHNE propõe aos médicos o ingresso nos hospitais do distrito, um convite que tem vindo a ser aceite por alguns clínicos. “Temos conseguido isso nalgumas áreas, nomeadamente na Medicina e na Cirurgia, para manter os quadros razoavelmente preenchidos”, frisa Sampaio da Veiga.
Os novos profissionais que escolhem o distrito de Bragança para a sua formação são a esperança da administração do CHNE. “Recebemos, agora, cerca de 17 internos, alguns são de Bragança, pelo que há possibilidade de ficarem por cá, fazendo a sua especialização. São os futuros quadros do CHNE”, reconhece o director clínico.
Nos últimos 3 anos, o distrito “perdeu” alguns profissionais de saúde, mas Sampaio da Veiga prefere enumerar o número de clínicos que têm reforçado as diferentes especialidades. “Contratámos um oftalmologista, poderá vir outro a partir de Fevereiro, mais um cirurgião, um obstetra, e estamos em contacto com mais cirurgiões. Na Medicina Interna vamos receber outro interno já em Março”, descreve o responsável.
Mesmo assim, Sampaio da Veiga realça que o número de médicos é insuficiente para atender toda a população, visto que o distrito é disperso e são necessários mais meios para dar resposta às necessidades dos utentes.

Proponha um artigo de opinião:
info@pressnordeste.pt
Abrir
Imagem do avatar
Written By
Redação