Primo Rui em directo da Feira do Pão e Produtos da Terra de Samil

PUB.

Ter, 12/07/2016 - 09:57


O programa “Bom dia Tio João” saiu esta semana do estúdio e foi, durante quatro horas, para a principal praça da aldeia de Samil.
Eram 5h30 da manhã quando o primo Rui chegou ao local onde mais tarde aconteceria a “Feira do Pão e dos Produtos da Terra”, certame que vai já na sua terceira edição.
Para este ano a organização, a cargo da Junta de Freguesia, efetuou uma assinalável mudança, que teve a ver com a alteração do horário de realização da feira. Para iniciar o dia, a organização convidou mais uma vez o Tio João que, ausente em férias, se fez representar pelo “Primo Rui”.
Durante quatro horas o programa foi intenso e manteve, com certeza, todos de ouvido atento ao rádio. Logo pela manhã recebemos a Tia Irene, uma “samilense” bem conhecida em toda a enorme família do “Tio João”, que nos trouxe as orações da manhã e um poema maravilhoso de apoio à nossa seleção de futebol, que veio a sagrar-se campeã europeia de futebol.
Durante o programa recebemos ainda a visita de outros habitantes desta bonita aldeia, como o Tio Machado, que nos trouxe música e animação, como bem sabe fazer, tivemos também a visita do nosso Telmo, filho da tia Irene assim como de alguns emigrantes, aos quais endereçamos o nosso obrigado pela sua disponibilidade. Também o Professor Raul Tomé nos trouxe novidades do festival de música e tradição da Lombada, que este ano atinge a sua maioridade, com a realização da sua 18ª edição.
Apresentámos ainda o plano da feira de Pão e de produtos da terra, com a presença do Presidente de Junta de Freguesia, Telmo Malhão.
Ao longo do dia, a feira decorreu num ambiente de festa e tradição. Os milhares de visitantes que foram ao evento, puderam levar consigo o bom pão cozido em forno a lenha, outros produtos derivados da panificação, fumeiro, azeite, chás entre outros produtos. Pudemos ainda assistir a uma demonstração das leiteiras de Samil, numa exposição temática sobre esta atividade, que em tempos foi de muita importância na freguesia.
A música não faltou a esta festa, com a participação dos grupos de cantares de Antanho, Samil e Alfaião, atuação integrada no encerramento das atividades da unidade pastoral Senhora das Graças. Mais à noite a animação ficou a cargo do grupo musical “Sons do Norte”.
O certame contou ainda com uma missa presidida pelo Sr. Padre Sobrinho, seguida por uma visita à feira, para a cerimónia de abertura, onde também esteve presente o presidente do Município de Bragança, Hernâni Dias, que salientou a importância destes eventos por serem “aquilo que há de mais genuíno nas nossas freguesias rurais, de forma a promover a economia local, reviver um pouco as tradições do antigamente, neste caso o pão, quando se vende aqui o pão caseiro, aquele que era, de facto, o pão genuíno é algo que valoriza os eventos. Nós entendemos que as freguesias fazem um excelente trabalho a esse nível, não deixaremos sempre de estar presentes de apoiar e estimular estas iniciativas”.
Foi um dia em cheio que, mais uma vez, a família do Tio João viveu com grande alegria. Foi também a terceira edição desta feira com a presença deste programa da rádio Brigantia. Esperamos assim que para o ano nós cá estejamos, para contribuir com todo o carinho e animação da maior família do mundo.