Menos garfo, mais sapato

PUB.

Ter, 02/08/2016 - 10:25


A caminhada é o exercício mais completo e natural para o ser humano.
Eu sou a prova disso. Quando há dois anos comecei com aquilo que mais tarde se tornou um vício, nunca ninguém imaginaria que andar a pé pudesse ser tão benéfico para a minha saúde. Durante este período consegui emagrecer cerca de 50 kg! Dou este exemplo para muitos tios e tias, que se julgavam incapazes de perder peso.
O ser humano foi desenhado e evoluiu ao longo dos tempos para assumir e se locomover na posição erecta. Nos dias de hoje, em que os meios de transporte nos levam de casa a todo o lado e nos trazem de todo o lado a casa é muito importante que abdiquemos de, pelo menos, meia hora por dia para andar a pé sem pesos nem preocupações.
Quais são então objectivamente os benefícios da caminhada? Caminhar é um exercício aeróbico que dá saúde em geral. Sendo de baixo impacto poupa as articulações e à medida que promove a perda de peso liberta também a pressão que o excesso de peso exercia nas articulações.
Não há desculpas! A caminhada dirige-se a todos, dos mais velhos aos mais novos, dos mais ricos aos mais pobres, toda a gente pode praticar uma hora de caminhada diariamente.
Bragança e as suas localidades envolventes dispõem de espaços naturais, de beleza incomparável, onde a caminhada pode ser praticada de forma segura dando asas à liberdade e aproveitando o bem estar e relaxamento que da sua prática advém.
Não se devem escolher locais onde o tráfego é intenso, uma vez que o monóxido de carbono se liga irreversivelmente aos glóbulos vermelhos inabilitando-os de continuar a sua função no exercício físico.
Para além de ser uma excelente actividade para o corpo, a caminhada permite que a pessoa conviva com outros que também apreciem fazer exercício. Por este motivo, no sábado passado, depois de incentivado por um colega de trabalho, participei pela primeira vez numa caminhada com os “Enzonas – Grupo de Caminheiros de Bragança”, associação de que se fala abaixo, na pessoa do seu presidente, Alberto Lebreiro.
Quando praticarem a caminhada saiam de casa com uma roupa confortável e sem transportarem pesos desnecessários, devendo beber água antes e depois. Vemo-nos por aí a caminhar, para descobrir os cantos, recantos e encantos da nossa região!