Clube dos auriculares: os doutores da limpeza

PUB.

Ter, 31/01/2017 - 10:17


Olá familiazinha! Somos chegados ao último dia do primeiro mês de 2017, vem aí o mês mais pequerruchinho do ano que, no meio, tem o dia dos namorados e termina com o dia de carnaval.
No passado sábado estivemos em mais uma “presidência aberta” para promovermos um evento que dá vida às nossas terras, desta feita a II Feira Rural da Terra e das Gentes da Lombada, numa manhã muito animada. Além de vários expositores de artesanato e de produtos da terra, exposição de máquinas agrícolas, montarias, passeio pedestre, BTT, concurso de ovinos da Raça Churra Galega Transmontana, cujo o 1.º prémio do conjunto foi para o Alípio, de Sortes e também o concurso de Cão de Gado Transmontano em que o vencedor foi o cão de Adérito Pires, de Freixedelo.
Claro que os maiores representantes actuais das Terras da Lombada, isto é, a Escola dos Gaiteiros e Tocadores da Lombada, garantiram a grande animação da feira.
O nosso programa de rádio começou com a prata da casa, com a tia Fatinha a rezar as orações da manhã, ao vivo em directo e a cores e o nosso Francisco Cubo, que tantas vezes nos anima com as suas melodias, também abrilhantou a nossa manhã.
Agora vou-vos apresentar o “Clube dos Auriculares”.

Tio João, afinal o que é  isso do Clube dos Auriculares?
É um grupo de ouvintes e participantes do programa, que foram baptizados assim pelo Chico Mau Feitio, porque nos ouvem sempre de auriculares nos ouvidos enquanto trabalham na firma de limpezas urbanas “Ferrovial Serviços”. São os nossos doutores da limpeza. São eles, juntamente com outros colegas, que mantém limpas as nossas localidades. Cada um tem a sua função e a sua área de trabalho.
É um trabalho sempre muito árduo, porque apesar do horário ser das 6 da manhã ao meio dia e meia, no Outono são as folhas em abundância e, no Inverno, trabalham com o ar condicionado à temperatura ambiente, que por sinal é quase sempre negativa e no Verão o trabalho aumenta substancialmente porque há mais gente na cidade.
Vamos então passar a apresentar os membros do “Clube dos Auriculares” um por um:
Inês Esteves Capela é de Rabal (Bragança), há 14 anos na firma. A sua área é a zona de Vale de Álvaro.
Maria José Maravilha é de Bragança. Está há 16 anos na firma, a sua área é o castelo, S. Sebastião e Além do Rio.
Bruno Vitorino é de Pinheiro Velho (Vinhais). Há 11 anos na firma, é o operador do aspirador manual.
Chico Mau Feitio é das Veigas de Quintanilha (Bragança). Está há 6 anos na firma, é varredor e operador de soprador.
José Trigo é de Alimonde (Bragança). Há 5 anos na firma, é varredor e também faz o corte das ervas com uma motorrossadora. É irmão do Paulo Trigo.
Paulo Trigo, é de Alimonde (Bragança). Está há 4 anos na firma, faz a limpeza de sarjetas e também anda com a máquina lavadora/aspiradora. Semanalmente vai a Miranda do Douro, Vimioso e Vinhais. É irmão do José Trigo, ambos estiveram muitos anos emigrados na Suiça.