Misericórdias aumentam mensalidade de Novembro devido a utentes receberem bónus dos pensionistas

A situação é pontual e tem por base o suplemento extraordinário de pensões, atribuído em Outubro pelo Estado

05 nov. 2024, 09:47

Este artigo tem mais de um ano

As misericórdias aumentaram a mensalidade cobrada aos idosos, este mês, uma vez que os utentes receberão um suplemento extraordinário de pensões em Outubro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

LEIA A NOTÍCIA COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA DESTA SEMANA OU SUBSCREVA A EDIÇÃO DIGITAL, ATRAVÉS DO EMAIL geral.jornalnordeste@gmail.com

A circular publicada pela União das Misericórdias Portuguesas (UMP) a 10 de outubro dá conta desta decisão que está a ser contestada pelas associações de reformados. É o caso da presidente da APRE, Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados, Maria do Rosário Gomes, que, em declarações ao Jornal Nordeste, considera a decisão “desumana”. “Este suplemento é pago só em Outubro. E aquilo que está a acontecer é que aquilo que seria devido à população idosa, que recebeu o suplemento, devia ficar com eles, porque é uma situação ponctual. O que nós estamos a assistir é que vai haver uma cobrança ponctual também sobre esses valores e isso parece-nos inumano. Principalmente porque as misericórdias têm o seu orçamento feito, portanto não estavam a contar com estes valores quando eles foram estipulados. Portanto, parece-nos que não havia necessidade de se recorrer a este mecanismo de captação dessa parte do valor”, Já o presidente da União das Misericórdias Portuguesas de Bragança e provedor da Santa casa de Mirandela, Adérito Gomes, afirmou que o aumento é legítimo e diz que se o “valor da pensão sobe, a mensalidade sobe também”. “A União das Misericórdias pode aconselhar, mas quem decide é a Misericórdia em si. Neste caso concreto, quem decide sou eu e a mesa administrativa, e aquilo que nós fazemos é não mexer nas pensões durante todo o ano, relativamente ao valor contratualizado. Se está contratualizado pelo valor da pensão, a pensão sobe, a mensalidade sobe. Não foi um assunto discutido aqui na região, mas cada misericórdia é livre de fazer como entender. Agora, se a instituição recebe o idoso pelo valor da pensão e a família não tem despesas adicionais a isso, é lógico que esse valor não pode ser para a família”, vincou. Também o provedor da Santa Casa da Misericordia de Miranda do Douro, Manuel Rodrigo Martins, se pronunciou e acredita que esta circular é “algo positivo”, uma vez que “é uma verba que vai acrescentar às misericórdias”. No entanto, garante que não haverá alterações na mensalidade de Novembro na Santa Casa de Miranda do Douro. “Não estamos a pensar em actualizar as mensalidades. Este é um caso extraordinário em que teríamos que fazer uma adenda para fazer o aumento durante o mês, portanto seria de uma mensalidade e voltar ao anterior. Nós vamos abdicar deste aumento, de fazer essa adenda, e vamos aumentar em 5% só no próximo ano, sobre as pensões, como ficou deliberado no ano anterior”, rematou. O Governo aprovou em agosto, em Conselho de Ministros, o suplemento extraordinário aos pensionistas, que varia entre 100 e 200 euros, e ser pago em Outubro.

PUBLICIDADE