Associação de Basquetebol de Bragança faz história no Algarve
A selecção distrital de basquetebol masculina sub-16 conseguiu o 13º lugar na Festa do Basquetebol Juvenil, que terminou no dia 16 de Abril, em Albufeira. Foi a melhor classificação de sempre da Associação de Basquetebol de Bragança (ABB).
Um resultado história para a Associação de Basquetebol de Bragança e que ganha dimensão num distrito onde dirigentes, treinadores e atletas tentam dar um bom rumo à modalidade.
PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR
Para os não seguidores do basquetebol pode ser insignificante a classificação mas é um pequeno incentivo a quem dedica um pouco do seu tempo à modalidade.
No geral trata-se de um “feito bastante positivo” atendendo à realidade da competição no distrito, que conta apenas com três clubes.
“Está dentro do que esperávamos. Somos uma associação pequena, com poucos clubes e com poucos atletas e à partida estávamos mais limitados, comparativamente a outras associações”, referiu Joaquim Pereira, director técnico regional da ABB.
PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR
Mas o mais importante para quem participa na maior festa do desporto juvenil em Portugal não são os resultados. O evento é marcante e proporciona uma experiência única. “Ir a Albufeira é o ponto alto na vida desportiva deles durante este período, até aos 16 anos, porque é uma excelente motivação, onde vêem outras equipas a jogar, é uma fonte de energia grandiosa e um convívio fabuloso”, afirmou Helena Gonçalves, presidente da ABB.
A responsável pelo basquetebol no distrito de Bragança diz mesmo que a Festa do Basquetebol é “uma escola de valores” pois não faltam os valores da ética, do fair-play e do respeito pelos adversários.
A Festa do Basquetebol é, por isso, mais que uma competição. “É um espaço de convívio, de troca de experiências, de aprendizagem e de crescimento”, acrescentou Helena Gonçalves.
Os Jogos All-Star, que contaram com os jogadores da Liga Placard, como Quentin Snider e Stefan Djukic, ambos do Imortal, concentram as atenções dos jovens basquetebolistas.
A 13ª festa do basquetebol juvenil juntou, de 11 a 16 de Abril, em Albufeira, no Algarve, cerca de 1600 participantes, entre atletas, treinadores, árbitros, dirigentes, voluntários e organização.
PUBLICIDADE
O distrito de Bragança esteve representado por quatro selecções, duas sub-14 e duas sub-16 masculinas e femininas, com um total de 48 atletas: 36 do Mirandela, 9 do Estrelas Brigantinas e 3 do Macedense.
Mirandela recusou apoiar financeiramente as selecções
E para garantir a presença das quatro selecções distritais em Albufeira foram necessários apoios. Neste capítulo a Câmara Municipal de Mirandela recusou contribuir financeiramente para a participação das selecções distritais na Festa do Basquetebol.
Uma situação lamentada por Helena Gonçalves. A presidente da associação diz entender a recusa mas considera incompreensível até porque “a autarquia tinha conhecimento que dos 48 atletas convocados 36 eram de Mirandela”.
“Não pedimos apoio a outras câmaras, nomeadamente a de Bragança, porque já o ano passado foi o município que nos apoiou. Este ano pedimos à câmara de Mirandela, mas não nos apoiou em rigorosamente nada, o que lamentamos. Disseram-nos que não tinham verba orçamentada. Fica a esperança que no futuro o possa fazer”, disse.
PUBLICIDADE
Em resposta à presidente da ABB, Orlando Pires, vereador do desporto do Município de Mirandela, explicou que o regulamento de atribuição de apoios desportivos “não contempla este tipo de apoios a eventos que sejam realizados fora do concelho e organizados por associações de fora do concelho”. Contudo, o vereador admitiu a possibilidade de ser alterado o regulamento.
Orlando Pires acrescentou que a câmara ajuda a secção de basquetebol do SC Mirandela “com um apoio financeiro mensal e a atribuição de transportes para os jogos”.
PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR



