Bragança celebra primavera com plantação de 80 árvores e mobiliza alunos para a sustentabilidade

O município de Bragança assinalou a chegada da primavera e o Dia Mundial da Árvore com os mais novos

Adicione como fonte preferencial no Google Adicione como fonte preferencial no Google

21 mar. 2026, 16:04

As comemorações decorreram, ontem, no Santuário de São Jorge, em Vila Nova onde foram plantadas 80 árvores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Neste dia comemorativo, participaram perto de 500 pessoas, sendo que mais de 340 eram alunos dos 3º e 4º ano das escolas e colégios privados do concelho.

Entre plantações, stands temáticos, e insufláveis os mais novos puderam divertir-se e aprender sobre a natureza e o meio ambiente.

Além do plantio de novas árvores, os mais novos tiveram ainda a oportunidade de conhecer alguns equipamentos dos Bombeiros, da PSP, da GNR e do ICNF.

PUBLICIDADE

Para a autarca, Isabel Ferreira, esta iniciativa permitiu sensibilizar os mais novos para as questões ambientais e continuar a promover a coesão territorial. “Decidimos fazê-lo aqui também neste espaço de São Jorge, uma vez que o presidente da Junta de Freguesia de Donai já tinha solicitado o nosso apoio até para algum arranjo paisagístico aqui neste espaço que é tão bonito e que acaba por ser utilizado para vários eventos culturais, criativos e religiosos. E portanto aproveitámos para assinalar o Dia Mundial da Árvore, mas sobretudo sensibilizá-los para as questões globais ligadas à sustentabilidade ambiental. É um gesto também, mais uma vez, de coesão territorial, como eu tenho falado sempre dentro do concelho”, disse.

Ao todo foram plantadas 80 árvores, de raças autóctones. A iniciativa contou com a colaboração da ASPEA, do IPB, da ZASNET, da PSP, da GNR, da QUERCUS, do ICNF, dos Bombeiros Voluntários de Bragança e da Junta de Freguesia de Donai.

PUBLICIDADE