AF Bragança e Centro Social Paroquial dos Santos Mártires promovem encontro pioneiro de futebol inclusivo

Primeiro encontro de futebol adaptado decorre no final do mês, em Mogadouro

Adicione como fonte preferencial no Google Adicione como fonte preferencial no Google

22 jan. 2026, 09:09

Promover a Inclusão social das pessoas com deficiência através da prática desportiva é possível e na região é, cada vez mais, uma realidade. A Associação de Futebol de Bragança, juntamento com o Centro Social Paroquial Santos Mártires, vão organizar o primeiro encontro de futebol inclusivo que decorre dia 29 deste mês.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pedro Cepeda, da Associação de Futebol de Bragança, conta que o objetivo é chegar ao maior número de pessoas e fazer com que o projeto cresça.

“Nós tentamos e queremos chegar ao maior número de pessoas e ter a maior abrangência possível de pessoas a praticar desporto. Nós já temos uma oferta desportiva desde os mais pequeninos até aos mais veteranos, inclusive agora com o walking futebol. Faltava conseguir incluir também as pessoas com algum tipo de deficiência. Tivemos um encontro experimental no ano passado, correu às mil maravilhas, e então partimos para a realização de encontros mensais, sendo que este vai ser o primeiro em Mogadouro, organizado também com a ajuda do Espaço Mais. Mas como é óbvio, é um projeto que tem pernas para crescer e o nosso objetivo é obviamente chegar o mais longe possível e a mais instituições possíveis.”

Pedro Cepeda admite que a adesão das pessoas ao encontro experimental organizado em junho do ano passado o surpreendeu e deixou todos muito satisfeitos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A adesão que nós tivemos por parte de quem está à frente das instituições todas do nosso distrito foi uma coisa que nos deixou extremamente satisfeitos e foi muito fácil trabalhar e partir para a organização destes encontros. Estamos todos imbuídos do mesmo espírito, que é proporcionar momentos que não são comuns na vida destas pessoas, ou seja, terem um dia diferente, praticarem desporto e criar aqui momentos de convívio e de aprendizagem também. Ou seja, a nossa missão aqui é um pouco mais holística”, disse.

O Técnico de desporto dos Santos mártires, Sérgio Conde, conta que além dos benefícios sociais, este encontro desportivos visa promover o futebol adaptado e levar a atividade física até às pessoas com deficiência.

“Consideramos que é um instrumento de grande poder para desenvolver a pessoa com deficiência em vários sentidos, para promovermos a inclusão social e para promovermos a saúde. E depois também serve para afirmar, neste território do interior de Trás-os-Montes, a prática desportiva adaptada como uma possibilidade de inclusão da pessoa com deficiência. Serve também para afirmar o desporto adaptado como uma modalidade desportiva e reafirmar o compromisso que o Centro Social e Paroquial dos Santos Mártires tem tido ao longo do tempo como uma entidade promotora de atividades desportivas que sejam capazes de incluir as pessoas com deficiência na sociedade”, explicou.

O evento vai decorrer no Pavilhão Gimnodesportivo de Mogadouro, a partir das 9h30, vai reunir nove Instituições Particulares de Solidariedade Social provenientes dos concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Valpaços e Mogadouro.

Escrito por Rádio Brigantia.

Foto: CM Bragança