Ter, 12/04/2005 - 17:11
Esta última acção, que reuniu quase todos os restaurantes aderentes, serviu para entregar os certificados de participação e fazer o balanço final da iniciativa.
Durante o encontro, o presidente da RTNT, António Afonso, salientou o esforço financeiro na promoção do Festival de Sabores e no retorno alcançado.
Nesta matéria o responsável realçou a participação em 10 programas de televisão, nos quais estiveram, em directo, 20 restaurantes aderentes.
“Este foi, sem dúvida, um dos pontos altos da iniciativa, porque tanto o Nordeste, em especial a gastronomia da região, como os restaurantes passaram a ter mais visibilidade no panorama nacional”, sublinhou António Afonso.
Pratos recuperados
Positivo foi, também, a recuperação de alguns pratos regionais tipicamente nordestinos, que caíram em desuso, mas agora voltam a fazer parte das ementas dos restaurantes da região.
Na hora do balanço, o presidente da RTNT anunciou que o evento vai ter continuidade nos próximos anos, em especial aos fins-de-semana, para dar resposta às solicitações dos restaurantes aderentes.
Para além dos proprietários dos restaurantes, o repasto contou com a presença de elementos da Confraria dos Enófilos e Gastronómicos de Trás-os-Montes e Alto Douro, incluindo o Grão-Mestre, António Monteiro. O responsável congratulou-se com a iniciativa e, principalmente, com o nível do receituário apresentado pelos participantes. António Monteiro vincou, também, as melhorias verificadas nos últimos anos no sector da restauração e, tendo em conta a qualidade dos vinhos regionais, lançou um desafio aos proprietários, no sentido de incluírem, cada vez mais, as marcas da região nas cartas de vinhos.