Região

Magalhães chega a Murça e a Freixo de Espada à Cinta

Magalhães chega a Murça e a Freixo de Espada à Cinta
Imagem do avatar
  • 18 de Novembro de 2008, 10:28

Trata-se um equipamento criado a pensar nos mais novos, uma vez que é leve e resistente ao choque e a líquidos e tem como objectivo promover o acesso de famílias a computadores e à Internet. Assim, os alunos que integram o primeiro escalão de acção social tiveram direito ao Magalhães gratuitamente. Já as crianças do segundo escalão pagaram, apenas, 2 euros, enquanto os que não estão abrangidos por este sistema desembolsaram 50 euros.
Além do Microsoft Windows e o Linux Caixa Mágica, o equipamento dispõe de programas educativos e didácticos, bem como mecanismos de segurança.
A cerimónia de entrega dos equipamentos, que decorreu na escola Nº. 2 de Murça contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, João Teixeira, director-adjunto da Educação do Norte, Manuel Silva Oliveira, presidente do Agrupamento Vertical de Escolas de Murça, Albertino Lousa, e da coordenadora da Área Educativa do distrito de Vila Real, Ema Gonçalo.
Recorde-se que Murça é o segundo concelho do distrito de Vila Real a ser contemplado com o Magalhães, tendo sido que Sabrosa, terra natal do navegador Fernão de Magalhães, a primeira localidade a receber estes computadores portáteis. Até ao final do ano, o Governo prevê distribuir 500 mil equipamentos, sendo que, até 2010, o objectivo é que haja um computador por cada dois alunos.
Já em Freixo de Espada à Cinta, os 135 alunos do 1º Ciclo foram os primeiros do distrito de Bragança a terem direito ao Magalhães.

Proponha um artigo de opinião:
info@pressnordeste.pt
Abrir
Imagem do avatar
Written By
Redação