Vinhais ganha ligação renovada ao IP4
A intervenção, que vai abranger uma extensão de 30 quilómetros, vai custar cerca de 8,5 milhões de euros e deverá avançar no início do próximo ano.
Os trabalhos consistem na reabilitação do traçado e pavimentação de toda a plataforma, incluindo terraplanagens, drenagem, equipamentos de sinalização e segurança e obras acessórias ao nível da via e da paisagem.
Para o presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Américo Pereira, esta obra é fundamental para a população, visto que representa a ligação do concelho à futura Auto-Estrada Transmontana.
Recorde-se que, actualmente, a viagem entre Rebordelo e Mirandela é um pesadelo para os automobilistas, que têm que redobrar a atenção devido ao mau estado do piso. Além disso, as depressões no pavimento também contribuem para o desgaste acentuado das viaturas.
Vinhais precisa de uma nova estrada até Bragança para “encarar o futuro com mais tranquilidade”
Perante esta situação, o autarca vinhaense pediu obras urgentes naquele troço ao secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, aquando da sua visita à vila para inaugurar o Parque Biológico, que decorreu durante a Primavera.
O governante assumiu o compromisso e, seis meses depois, foi lançado o concurso para a concretização da empreitada.
Na altura, Américo Pereira também pediu uma estrada nova até Bragança, que ainda não tem início à vista. Na óptica do edil, o actual traçado não tem aproveitamento sob o ponto de vista técnico, pelo que estão a ser realizados estudos para definir o melhor corredor para a nova via.
“Estamos convencidos que, com a melhoria do troço até Mirandela e com a nova estrada para Bragança, o concelho de Vinhais tem motivos suficientes para encarar o futuro com mais tranquilidade”, concluiu Américo Pereira.

