Faltam respostas para pessoas com deficiência
A responsável realça que a capacidade de resposta aos utentes vai aumentar com a construção do lar residencial e residência autónoma da Associação Sócio-Cultural dos Deficientes de Trás-os-Montes (ASCUDT), aguardando-se a assinatura do contrato de comparticipação financeira através do programa PARES.
Já o Centro de Educação Especial (CEE) está em funcionamento, mas o seu futuro continua por definir. “Os utentes são bem tratados. Não é a resposta que desejávamos, porque não podemos assegurar o fim-de-semana, mas temos a consciência que aquilo que estamos a fazer está a ser bem feito”, reconhece Teresa Barreira. Segundo a responsável, a situação do CEE está a ser devidamente estudada, mas o maior entrave é a impossibilidade de contratar recursos humanos. “O que falta são recursos humanos para podermos assegurar os fins-de-semana. Por enquanto temos que contar com a colaboração das famílias. Eles precisam desse contacto, o problema é que em muitas famílias os cuidadores já precisam de ser cuidados por alguém”, lamenta a directora do CDSS.
Pessoas portadoras de deficiência participaram em diversas actividades lúdicas e desportivas
O CEE conta, actualmente, com 58 funcionários para darem apoio a 75 utentes, na sua maioria idosos e portadores de multi-deficiências. O problema é que a função de muitos trabalhadores está desajustada às necessidades da instituição, sendo necessários mais 12 funcionários para assegurarem o funcionamento do CEE de forma ininterrupta.
Segundo Teresa Barreira, as soluções que estão em cima da mesa são: a contratação de recursos humanos para a instituição continuar a ser gerida directamente pelo CDSS ou a celebração de acordos de gestão para garantir o funcionamento do serviço de forma externa. “Temos vários planos. Agora temos é que ter a certeza de que a decisão que tomarmos vai ser a melhor solução, tanto para os técnicos e funcionários, como para os utentes”, concluiu a responsável.
Entretanto, as pessoas portadoras de deficiência do distrito tiveram oportunidade de se divertir, na passada quarta-feira, ao participarem em diversas actividades lúdicas e desportivas. As comemorações culminaram com um lanche convívio para todos.

