A vivacidade e alegria da Festa dos Moços
No dia domingo, tudo começou bem cedo com a alvorada dos gaiteiros, que acordaram a população para iniciar o peditório na localidade. Os pauliteiros dançaram o “lhaço” em cada casa, a pedido do proprietário.
À porta da casa de quem perdeu algum familiar durante este ano, a dança é substituída por uma oração. Em troca cada proprietário retribuiu com a esmola (salpicões, chouriças, pés e orelhas de porco, dinheiro e cereal). Enquanto os mantimentos são recolhidos, o povo bebe vinho e come tremoços curados no chamado “convite”. O Carocho e a “Biêlha” fazem travessuras, mostrando o mascarado a sua virilidade, através de actos e atitudes grotescas. A “velha” demonstra feminilidade nas suas vestes e maquilhagem.
As “entradas” assinalam a passagem dos rapazes solteiros para a mocidade
O percurso terminou por volta das 13 horas, altura em que se preparava a eucaristia na igreja matriz da povoação.
Terminada a missa, efectuou-se uma procissão em torno do adro da igreja, onde a imagem de S. João Evangelista foi transportada por quatro elementos dos pauliteiros, com outros tantos elementos a tocar castanholas.
Ontem foi o dia das morcelas para celebrar a ceia comunitária para todas as pessoas da aldeia, realizada com as ofertas do povo.
O repasto começou a ser preparado logo de manhã pelos mordomos. A ementa compreendeu um prato de feijoada, um prato de pé de porco refogado, acompanhado por arroz ou batata cozida, e terminou com chouriço e salpicão assado na brasa, bem regado com muito vinho e pão caseiro.
Hoje é o dia das entradas, restrito aos rapazes solteiros, que entram para a mocidade. Ou seja, todo o rapaz da freguesia que, a partir de certa idade, queira andar na rua de noite, tem de pagar um tributo em dinheiro ou em vinho à mocidade. Trata-se de um acto de extrema importância para todos os que o praticam, uma vez que é a partir desta altura que deixam de ser vistos como crianças para passarem a ser vistos como rapazes, ganhando liberdade para os acompanhar nas festas, dentro e fora da povoação.

