Região

Amêndoa já tem Confraria

Amêndoa já tem Confraria
Imagem do avatar
  • 31 de Maio de 2013, 09:24

Sedeada em Torre de Moncorvo, esta estrutura pretende promover a qualidade deste fruto de casca rija a nível nacional, mas também além fronteiras.
Para o vice-presidente da Confraria, Joaquim Morais, esta estrutura vai desenvolver actividades para valorizar a amêndoa do Douro Superior.
“O objectivo é essencialmente promover este produto genuíno do Douro Superior, não só em termos de comercialização, mas também em termos de qualidade. A amêndoa estava a precisar deste impulso, não só o miolo da amêndoa em si, mas todos os seus derivados, como é o caso da célebre amêndoa coberta, e o seu aproveitamento em termos gastronómicos”, realça o responsável.

Maior produção

O Douro Superior é uma das zonas onde se produz mais amêndoa do País. “Fazendo um apanhado da produção de amêndoa a nível nacional, esta é de longe a zona onde a amêndoa é produzida em grandes quantidades. Só em termos de curiosidade, Torre de Moncorvo é o concelho que mais amêndoa produz a nível nacional. Além disso, a amêndoa do Douro Superior tem características que a de outras zonas não tem”, assegura Joaquim Morais.
Esta nova Confraria foi criada há cerca de um mês. É constituída por 15 confrades fundadores, que vão, agora, elaborar o plano de actividades para promover a amêndoa do Douro Superior.


Proponha um artigo de opinião:
info@pressnordeste.pt
Abrir
Imagem do avatar
Written By
Redação