Região

75 milhões investidos em parque eólico

75 milhões investidos em parque eólico
Imagem do avatar
  • 10 de Setembro de 2013, 09:53

Vai ser construído mais um parque eólico no concelho de Torre de Moncorvo. O projecto está previsto para a zona de Lousa e Castedo e vai abranger também uma parte do concelho de Carrazeda de Ansiães.
Na passada quarta-feira foi assinado o contrato entre a Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e a empresa irlandesa Island, que vai concretizar o projecto.
Está prevista a instalação de cerca de 30 aerogeradores, com uma potência global de 50 megawatts.
O director executivo da empresa, Paulo Amante, diz que a escolha recaiu sobre este local, porque estão reunidas todas as condições para instalar o parque eólico e injectar a energia eléctrica na rede.
“Primeiramente porque existe a rede eléctrica. A localização em termos de recurso eólico é bastante atractiva. E em termos ambientais é um local que não levanta problemas”, enumera o responsável.
O investimento global ronda os 75 milhões de euros.
Paulo Amante mostra-se satisfeito por conseguir realizar este projecto em Portugal em época de crise e diz que o facto de se tratar de um investimento de baixo risco facilita o acesso ao financiamento.
“Os mercados financeiros ainda não estão a funcionar em pleno. No entanto, não é arriscado, porque é um projecto que se enquadra no plano de desenvolvimento da energia nacional, tem uma tarifa de mercado, o que permite aos investidores olharem para o projecto como um projecto de baixo risco”, realça Paulo Amante.

Mais de 300 mil euros por ano

O município de Torre de Moncorvo vai receber uma contrapartida superior a 3 milhões de euros e ainda vai encaixar anualmente uma verba que pode rondar os 300 mil euros.
Para o autarca, Aires Ferreira, este projecto vai ter um impacto significativo na economia local.
“Significa alguns milhões de euros nos próximos 20 anos, dos quais 3,75 milhões já no próximo ano. Além do mais, um empreendimento desta dimensão já tem postos de trabalho permanentes, além que na fase de construção vai movimentar bastante a indústria da construção local”, salienta o edil.
Aires Ferreira acredita que é desta que o concelho vai ter o maior parque eólico transmontano, depois de a empresa que tinha ganho o concurso para instalar um parque na serra do Reboredo ter desistido do projecto. “É para nós uma quase garantia que o projecto irá para a frente, uma vez que a firma está interessada neste contrato, que com a empresa anterior nunca chegou a ser concretizado”, frisa o autarca.
A construção deste parque eólico vai arrancar no final do Verão do próximo ano e deverá começar a produzir energia no início de 2015.
Recorde-se que o concelho de Torre de Moncorvo já tem um mini-parque eólico na serra do Reboredo, com capacidade para produzir 8 megawatts.

Destaque
Município de Torre de Moncorvo vai arrecadar milhares de euros com instalação de parque eólico


Proponha um artigo de opinião:
info@pressnordeste.pt
Abrir
Imagem do avatar
Written By
Redação