“Cãominhada” assinala Dia do Animal
O Dia Mundial do Animal foi celebrado em Bragança com a “Cãominhada”, um desfile de 25 cachorros organizado pela Associação AMICA. O passeio começou na Praça da Sé e seguiu pelas ruas da cidade, de modo a alertar a população para a importância de passear os cães respeitando algumas regras. “Pretendemos mostrar à população que é possível passear os cães na cidade, que se deve passear o animal de estimação, que ele deve fazer exercício e a importância que têm passar bons momentos com ele. Mas alertamos também para alguma regras, como apanhar os dejectos caninos e isso é uma coisa que aqui nos nossos parques, não se verifica e é uma questão de cidadania e de respeito público e também pretendemos passar essa mensagem”, refere Ana Oliveira, da direcção da AMICA.
Abandono
Em relação ao abandono dos animais considera que em Bragança há um longo trabalho a fazer.“Acho que é um flagelo, existem imensos animais abandonados, acho que sobretudo que a cultura aqui passa muito por não haver um grande respeito pela vida animal”, acrescenta que é necessário “trabalhar, dar informação às pessoas, a AMICA tem feito algumas palestras nesse âmbito, queremos fazer muitas mais, mas de facto precisamos de ajuda, precisamos de voluntários, precisamos de sócios, porque é difícil trabalhar assim”.
