Bragança Sociedade

Depois de uma década Feira do Livro regressa ao coração de Bragança

Depois de uma década Feira do Livro regressa ao coração de Bragança
Imagem do avatar
  • 29 de Maio de 2026, 09:11

Há cidades onde os livros chegam primeiro. E há outras onde alguém decide levá-los até lá. Quando abriu a livraria Anitta Pirulita, em novembro do ano passado, Ana Gonçalves trouxe  a Bragança muito mais do que estantes cheias de histórias. O espaço pensado para crianças, para famílias e para leitores em formação, numa região onde a oferta cultural e literária continua longe daquela que existe nos grandes centros urbanos, tem sido um sucesso.

“Havia muitas famílias a sentir essa necessidade, tanto é que por isso está a funcionar muito bem. Havia, claro que havia livrarias e outra concorrência, mas não faziam as sessões de histórias, não havia as oficinas. As famílias aceitaram muito bem e aderiram muito bem”

Foi a necessidade de aproximar os livros das pessoas que voltou a ganhar força, desde ontem, com o regresso da Feira do Livro de Bragança, dez anos depois da última edição.

Ana Gonçalves está a participar e aplaude a iniciativa. “Para além de fazer falta, já nos fazia há bastantes anos uma Feira do Livro em Bragança, fazia falta também para promovermos o nosso negócio e aquilo que fazemos na livraria.

E espera que mais leitores surjam para que “consigamos substituir os ecrãs que agora mais se usa por livros”, acrescentou.

Zita Urbano, representante de várias editoras, veio de Vila Verde até Bragança para participar na feira e nota que as pessoas estão muito recetivas.

“Já faz parte do nosso trabalho correr o país e ilhas com os livros. Bragança é a primeira vez que estamos tanto aqui a fazer uma feira do livro. Mesmo com o calor que está, estamos a notar que as pessoas estavam sedentas de livros, de novidades, de promoções.”

A presidente da câmara de Bragança, Isabel Ferreira, diz que o regresso da Feira do Livro era desejado há vários anos e esclarece que outras atividades serão realizadas no Polis, que será requalificado.

“Nós temos e estamos a preparar também candidaturas a fundos europeus ligadas precisamente com a recuperação do rio Fervença e intervenção e na valorização também deste espaço e, portanto, para além desta faremos certamente outras iniciativas aqui.”

A Feira do Livro não se realizava há 10 anos e substitui agora o Festival Literário, que decorreu nos últimos tempos. Acontece até domingo, junto ao rio Fervença, no Polis e no Jardim Dr. José António de Almeida.

Proponha um artigo de opinião:
info@pressnordeste.pt
Abrir
Imagem do avatar
Written By
Carina Alves