Região

Autocarros sem condições para transportar alunos

Autocarros sem condições para transportar alunos
Imagem do avatar
  • 3 de Março de 2011, 23:57

A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (APEEAEMD) alerta para a “degradação” das condições dos transportes escolares que servem os alunos do concelho.
O presidente da APEEAEMD, Francisco Marcos, afirma que tem recebido diversas queixas dos encarregados de educação, no sentido de “pressionar” a empresa de transportes que efectua as carreiras escolares, para a melhoria das condições dos meios de transporte.
“Os autocarros não estão devidamente limpos, chove lá dentro, avariam com frequência, o que faz com que os alunos cheguem tarde às aulas”, acrescentou o responsável.
Por seu lado, Francisco Santos, sócio gerente da empresa de camionagem Santos, a concessionaria dos transportes escolares, avançou que os autocarros estão ser a substituídos, até porque um já foi danificado no interior.
“No interior dos autocarros há, por vezes, verdadeiros actos de vandalismo. Há alunos que chegam a esfaquear estofos e a cortar borrachas de vedação das janelas”, concluiu o empresário.
Outra das preocupações da associação prende-se com a segurança dos veículos, já que estes “apresentam sinais evidentes de degradação exterior”.
A situação mais temida pelos pais e encarregados de educação é a possibilidade de acidente, “já que poderá haver falhas mecânicas dado o aspecto do veículos”.

Pais das crianças que se deslocam para Miranda alertam as autoridades para evitarem uma tragédia

“Esta nossa tomada de posição é para evitar que alguma tragédia aconteça durante o transporte dos nossos filhos para a escola. Fica o alerta para que a situação não seja resolvida tarde de mais”, alertou Francisco Marcos.
O representante da APEEAEMD garantiu, ainda, que houve uma situação em que um motorista teve de abandonar o veículo, para procurar auxílio junto de uma população, deixando os alunos sozinhos na estrada, junto ao autocarro.
O responsável afiançou que já reuniu com a empresa de camionagem Santos e com o presidente da Câmara no sentido de alertar para o problema.
“Houve algumas mudanças, mas ainda não são suficientes”, salienta Francisco Marcos.
O presidente da Câmara de Miranda do Douro, Artur Nunes, afirma que o problema foi detectado há alguns meses e que a empresa se comprometeu a substituir “progressivamente” os autocarros.
“Para colmatar lacunas, a Câmara adquiriu recentemente um autocarro para fazer o transporte dos alunos”, acrescentou o autarca.

Proponha um artigo de opinião:
info@pressnordeste.pt
Abrir
Imagem do avatar
Written By
Redação