Sócrates inaugura obra com meio século de atraso
Os habitantes das localidades vizinhas puderam, assim, conhecer a barragem do Arco e Ribeiro Grande, próxima das aldeias de Nabo e Horta da Vilariça, que representam um investimento na ordem dos 19 milhões de euros e que começará a fornecer água para rega já no próximo Verão.
Ao longo da cerimónia de inauguração, que decorreu na passada terça-feira, José Sócrates enalteceu a “paciência” dos agricultores do Vale da Vilariça, que abrange os concelhos de Alfândega da Fé, Torre de Moncorvo e Vila Flor. “Reconheço o simbolismo que este momento tem para as gentes da Vilariça”, sublinhou o governante, acrescentando que, “a água é um elemento determinante para a competitividade agrícola, sendo que os regadios são estruturas essenciais para o desenvolvimento”. Já Jaime Silva afirmou que, apesar de ser ansiada pelas populações há décadas, a barragem “é um projecto de futuro e é um sinal que o Governo acredita na agricultura, pois é um dos sectores que pode gerar riqueza e emprego”.
Contudo, a inauguração da última obra do Plano de Regadio da Vilariça é, para o presidente da Associação de Beneficiários do Regadio da Vilariça, Fernando Brás, apenas o início da resolução de um problema, sendo que, agora, cabe às populações locais aproveitarem esta infra-estrutura. “Já estão reunidas as condições para que as pessoas possam trabalhar e tirar o seu rendimento daqui”, sublinhou o responsável.
O próximo passo, segundo Fernando Brás, é “sensibilizar os agricultores para a reorganização do Vale, porque existem parcelas de reduzida dimensão e o que interessava era termos unidades produtivas”.
Na óptica do responsável, esta medida traz vantagens para os produtores locais ao nível da competitividade e redução de custos. “Podemos ter, ainda, uma qualificação na mão-de-obra e ganhamos dimensão e outro peso para estarmos no mercado”, asseverou.

