Chacim junta azeite à caça
Organizado pela Associação de Caça e Pesca de Olmos e Chacim (ACPOC), mais do que um certame de natureza económica, este evento serviu para propiciar aos associados e ao público em geral conhecimentos técnicos que possam ser uma mais valia no seu quotidiano.
A abertura da feira contou com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e Florestas, Ascenso Simões, e teve como ponto alto a realização do I Encontro de Proprietários, Caçadores e Gestores de Caça, que reuniu um vasto leque de figuras de relevo no panorama da caça a nível nacional e mais de 200 pessoas.
O governante justificou a sua presença em Chacim com a necessidade de olhar a agricultura e a caça sob um prisma de inovação. “Até 2015 há a oportunidade de gastar mais de 4 mil milhões de euros na agricultura. Para além das tradicionais economias ligadas ao sector, existem outras emergentes, como a caça e biomassa, que deverão servir de plataforma para um melhor aproveitamento dos recursos disponibilizados pelo meio rural”, frisou o responsável.
Um dos temas abordados num dos dois painéis que integrou o I Encontro de Proprietários, Caçadores e Gestores de Caça, foi a gestão de espécies de caça maior, em que se abordou o caso do corço e do javali. Um dos oradores, Álvaro Barreira, defendeu que o corço tem uma habilidade inata à adaptação aos cenários geográficos comuns no Nordeste Transmontano, nomeadamente na Serra de Bornes, o que faz desta uma espécie em expansão.
Álvaro Barreira lembrou que espécies como a lebre e o coelho correm perigo
São várias as ameaças aos animais mais pequenos, nomeadamente a alteração da paisagem agrícola, já que, quanto menos agricultura houver, menores serão as possibilidades de alimentação de espécies, como a lebre o coelho. Já as maiores, com hábitos de alimentação compatíveis com vegetação arbórea e florestal, fazem-nas mais aptas e em expansão.
Ainda segundo o orador, é necessário que as instituições reconheçam o valor destas espécies, promovendo a sua implementação, expansão e introduzindo-as nos calendários cinegéticos. Além do I Encontro de Proprietários, Caçadores e Gestores de Caça, que decorreu na passada sexta-feira, Balsamão acolheu, também, no passado sábado, os participantes de uma montaria constituída por 70 portas na Serra de Bornes, cujo saldo foram três animais abatidos
Já na rua principal de Chacim estiveram expostos vários pavilhões com produtores de azeite e entidades relacionadas com a gestão do espaço florestal e da caça.

