Ensino das Ciências mais prático
Este ano, o programa envolveu 167 professores e 2500 alunos dos agrupamentos do distrito de Bragança. “A adesão dos professores tem vindo a aumentar. Começamos com 49 professores e envolvemos cerca de 700 alunos e para o ano já temos 230 professores inscritos”, sustentou a responsável.
No que toca ao ensino das Ciências, Delmina Pires afirma que houve mudanças ao nível dos métodos de ensino, dado que os docentes ganharam motivação para lidar com esta matéria escolar. “Antes privilegiava-se mais o ensino do Português e da Matemática, enquanto o Meio Físico ficava um pouco para trás. Isto devia-se ao facto de, muitas vezes, os professores não se sentirem à vontade para trabalhar os temas das Ciências e, quando o faziam, era um ensino teórico”, acrescentou a coordenadora.
Com esta formação, os docentes alteraram radicalmente os seus métodos. “Esta matéria começou a ser ensinada de uma forma mais prática e experimental e os alunos começaram a realizar as suas actividades em grupo e a darem a sua opinião sobre a matéria”, salientou Delmina Pires.
No final de mais um ano lectivo, os mais pequenos deixaram as suas mensagens em painéis expostos na Escola Superior de Educação de Bragança. Nesta matéria, os estudantes foram unânimes ao escreverem que este novo método de ensino permite uma melhor aprendizagem e é mais motivador.

