Região

Salselas: a pérola no Azibo

Salselas: a pérola no Azibo
Imagem do avatar
  • 8 de Julho de 2008, 10:01

Seguindo pelas pequenas ruas típicas da aldeia, coloridas com edifícios antigos, alguns já em avançado estado de ruína, pode comprovar-se a beleza e identidades tão próprias que fazem de localidades como Salselas espaços de visita inesquecíveis e únicos.
Antigamente conhecida como freguesia de São Lourenço de Salselas, a localidade é conhecida pela sua igreja matriz, datada de 1727, bem como pelas capelas de santa Joana, Santo António e São Francisco.
A freguesia surge, ainda, associada ao fabrico de telha, sendo que um dos Percursos Pedestres do Azibo passa por vários fornos de cerâmica, dos quais um é de tipologia e época romanas.
Já fugindo um pouco do centro de Salselas, é fácil chegar à memorável paisagem que a barragem do Azibo oferece e que integra, tão bem, a aldeia. Entre o verde da vegetação e dos montes perfeitamente talhados, as águas da albufeira convidam os turistas e habitantes a um mergulho ou, simplesmente, a contemplarem o quadro que a natureza oferece.
Entre alfaias e instrumentos agrícolas, objectos do dia-a-dia e hábitos do quotidiano, o Museu Rural de Salselas (MRS) oferece, sobretudo, uma viagem pelo mundo rural e camponês da região. Assim, apresenta-se como um espaço onde o ruralismo, cultura etnográfica local e civilização rural se encontram e complementam entre si.

Museu Rural de Salselas é bastante procurado por escolas e turistas

A exposição permanente do MRS retrata, deste modo, o universo do homem e a sociedade, através de objectos associados às actividades agrícolas e hábitos e relações familiares.
Inaugurado em 2000, “o Museu recebe bastantes visitantes e é muito procurado por escolas da região”, informou o presidente da Junta de Freguesia de Salselas, Dinis Sarmento.
Com cerca de 700 habitantes, a freguesia integra as localidades de Salselas, Limãos e Valdrez, que são um ponto de passagem habitual para os turistas que visitam o Azibo. “No Verão, a afluência de pessoas pelas aldeias quase duplica”, acrescentou o autarca.

Proponha um artigo de opinião:
info@pressnordeste.pt
Abrir
Imagem do avatar
Written By
Redação