“A Outra” Terra Flor
O certame pretende, também, destacar a qualidade de outros sectores regionais, como a horticultura e fruticultura. “Tentamos inovar, atrair e potenciar a qualidade dos produtos”, sublinhou o vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Flor (CMVF), Fernando Barros.
À espera de receber entre 15 a 20 mil visitantes e 200 expositores, a autarquia acredita que o evento será um verdadeiro sucesso. “Seja pelo número de pessoas que passarão por aqui e pela adesão dos produtores a este certame”, acrescentou o responsável.
Já para o presidente da CMVF, Artur Pimentel, a Terra Flor é, sobretudo, uma tenda de produtos, onde “expositores da região e, também, de Espanha vêm mostrar e tentar negociar”.
Com a projecção do concelho através da novela da TVI “A Outra”, o autarca acredita que o certame poderá ser procurado por um elevado número de pessoas. “Vila Flor é muito falada e temos recebido muitos visitantes, sendo que estalagens e casas de turismo têm tido uma grande procura”, informou Artur Pimentel.
Certame vai ser animado por caras conhecidas do panorama musical
A VI Terra Flor dedica, assim, o primeiro dia ao entretenimento, com as actuações da Companhia de Teatro Filandorra e de Augusto Canário. Já no dia 18, o “Melhoramento da Produção Olivícola e Comercialização de Produtos Agrícolas” estão em destaque no Centro Cultural de Vila Flor. O seminário luso-espanhol marca o terceiro dia da iniciativa, com os temas “Desenvolvimento regional: Testemunhos sobre Produção/Comercialização de Hortícolas no Regadio de Páramo” e “Plano de Intervenção para os Aproveitamentos Hidroagrícolas na Região de Trás-os-Montes”.
No que toca a actividades desportivas e lúdicas, os visitantes da Terra Flor podem assistir à Prova de Santo Huberto, ao passeio de obstáculos e trial – II TerraFlor Extreme, largada de perdizes, XVIII Concurso da Cabra Serrana, IV Concurso da Ovelha Churra da Terra Quente ou à chega de bois.
Já a animação musical do certame fica a cargo de Augusto Canário, Adelaide Ferreira, Santa Maria del Páramo e Camané.
Recorde-se que a Terra Flor é organizada pela CMVF, Associação Cultural e Recreativa de Vila Flor e Desteque – Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente.

