I Open de Canoagem no Azibo
Promovida pela delegação de Bragança do INATEL, a iniciativa reuniu praticantes de várias idades, com e sem experiência, que se esforçaram ao longo de 1 000 metros para concretizarem as provas propostas pelo Centro Náutico do INATEL. “Trata-se da primeira actividade do género na região e os inscritos tinham que partir da praia, chegar à ilha e regressar”, explicou André Petrov, ex-campeão mundial e formador de canoagem na Escola Roda da Fortuna, integrada pelo Centro Náutico da barragem do Azibo.
Segundo o responsável, este evento visa, acima de tudo, “dar a conhecer este local que ainda é pouco conhecido, mas que é o ideal para fazer provas e treinos de canoagem”.
O único obstáculo, na óptica de André Petrov, é a falta de transporte para as deslocações dos alunos da Escola Roda da Fortuna entre as cidades de Macedo de Cavaleiros, Bragança e a albufeira do Azibo.
“Ou vêm os pais trazer os jovens ou tenho que ir eu buscá-los, porque a autarquia não assegura o meio de transporte”, lamenta o antigo campeão mundial.
Já para o coordenador de Desporto do INATEL, António Oliveira, o I Open de Canoagem marca o arranque da época balnear e o começo do Verão, pelo que se pretende cativar mais público e adeptos para a modalidade e para a albufeira do Azibo. “Além de divulgarmos a canoagem, queremos que os participantes possam apreciar este local e condições únicas”, acrescentou o responsável.
Segundo António Oliveira, além desta modalidade ter uma reduzida expressão na região e em todo o País, os praticantes e adeptos desconhecem as condições oferecidas pela barragem. “As pessoas ainda não se aperceberam da qualidade deste espaço que é dos poucos sítios onde se pode praticar canoagem desta forma”, sublinhou.

