Família do Tio João invade Coelhoso
O Piquenicão do Tio João, que representa o convívio de todos os ouvintes, tem percorrido vários pontos do Interior Norte de Portugal e até já decorreu em Espanha.
A ideia é proporcionar um dia diferente a todos os membros desta família, que tem vindo a crescer desde que o Tio João começou a chegar ao estrangeiro através da Internet.
“Tenho participações de pessoas que estão emigradas em 17 países. Mas o país que mais me ouve é a Alemanha, onde temos um maior número de emigrantes da região. As pessoas ligam-me, participam no programa e matam saudades da sua terra ouvindo a família do Tio João”, salientou Nicolau Sernadela, mais conhecido pelo Tio João.
O programa desta figura emblemática da rádio já está no ar há 19 anos e desperta um grande número de pessoas que gostam de trocar experiências, mezinhas caseiras ou, simplesmente, conversar para quebrar a solidão que se apodera da maioria das aldeias.
O Tio João é um fenómeno que arrasta multidões em todos os piquenicões
“A aceitação e o carinho das pessoas dão-me muita força para continuar. O meu programa só faz sentido com o calor desta gente do povo”, desabafou Nicolau Sernadela.
Depois de dias a fio a escutarem-se uns aos outros, os milhares de pessoas que fazem parte da família do Tio João reencontraram-se para conviver, matar saudades e festejarem ao som da música popular portuguesa.
“Gosto é de bailar. Agora é que já não posso porque as pernas não ajudam, mas quando era mais novo sempre gostei destas festas. É uma alegria”, afirmou Adriano Rodrigues, que se deslocou de Vinhas, no concelho de Macedo de Cavaleiros.
Entre as dezenas de autocarros que se deslocaram até Coelhoso, repletos de pessoas, encontrava-se a comunidade de Valpaço, do concelho de Vinhais. “Temos aqui a aldeia em peso”, constatou o Tio João.
A par da animação, os mais devotos também tiveram oportunidade de participar numa missa seguida de procissão no Santuário de Coelhoso, que decorreu durante a manhã.
Já durante toda a tarde, foi a vez dos grupos de música popular desfilarem pelo palco, animando todos os presentes, que aproveitaram para cantar e dar um pezinho de dança.

