Gaiteiros do Planalto têm concurso

PUB.

Sex, 18/03/2005 - 12:39


Concurso de Jovens Gaiteiros está integrado na Feira dos Sabores Sendineses

Henrique Fernandes (do grupo Lenga-Lenga: Gaiteiros de Sendim) e o Centro de Música Tradicional Sons da Terra, vão organizar, no próximo dia 26 de Março o I Concurso de Jovens Gaiteiros da Terra de Miranda, integrado na I Feira dos Sabores e dos Saberes Sendineses.
Este concurso visa potenciar o convívio entre os jovens gaiteiros dos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso, estimulando e premiando as respectivas capacidades interpretativas. Além disso, pretende-se sensibilizar o público para as diferentes formas de tocar em cada terra.
No concurso podem participar todos os gaiteiros dos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso, com idade não superior a dezasseis anos, utilizando gaitas de fole transmontanas, alistanas, sanabresas, galegas ou asturianas.
Para participar, os concorrentes deverão comparecer no Salão de Festas de Sendim, pelas 21 horas, dado que as actuações começam uma hora depois.
O júri do concurso, que integrará personalidades de reconhecida competência e experiência na área artística, avaliará as actuações dos concorrentes, quer do ponto de vista técnico-interpretativo, quer através do impacto deixado no público presente no encontro.
No final serão atribuídos diplomas de participação a todos os concorrentes e serão distribuídos prémios aos primeiros cinco classificados.
A organização procederá ao registo de todas as actuações, tendo em vista a edição de um disco do evento, a distribuir gratuitamente entre todos os participantes.