Miguel Torga recebeu 1º Encontro Local do Desporto Escolar

PUB.

Ter, 08/03/2016 - 16:08


“Combater o sedentarismo e aumentar a actividade física nas crianças” foi com este intuito que a Delegação Local do Desporto Escolar de Bragança e Côa levou, na passada sexta-feira, ao agrupamento de escolas Miguel Torga, em Bragança, o 1º Encontro Local do Desporto Escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico para os alunos do terceiro e quarto ano.

Segundo Marina Esteves, Coordenadora Local do Desporto Escolar de Bragança e Côa, “trata-se de um projecto-piloto a nível nacional”.
A iniciativa contou com a participação de 90 alunos dos agrupamentos de escolas Miguel Torga e Abade de Baçal, nas modalidades de futebol, andebol, basquetebol, patinagem, ténis de mesa, atletismo e ginástica.
Mas, a agenda do Desporto Escolar para este mês não se fica por aqui. Na sexta-feira, o Estádio Municipal de Macedo de Cavaleiros recebe a fase local do Projecto Mega, que vai já na 12ª edição. A actividade vai contar com a participação de 250 alunos das escolas do distrito de Bragança e de Vila Nova de Foz Côa.
O projecto Mega resulta de uma parceria com a Federação Portuguesa de Atletismo. Este ano as provas (Mega Sprinter, Mega Kilómetro, Mega Salto e Mega Lançamento) vão contar com a participação de alunos com necessidades educativas especiais.
Os alunos vencedores garantem presença na fase nacional, em Lagoa, no Algarve, nos dias 15 e 16 de Abril.
Já no dia 17, Vila Nova de Foz Côa recebe a fase local do projecto de basquetebol 3x3, uma parceria da Divisão do Desporto Escolar com a Federação Portuguesa de Basquetebol.
A novidade este ano é a Taça Desporto Escolar /CNID, uma actividade desenvolvida em colaboração com a Associação da Imprensa Desportiva, que está a celebrar 50 anos. 
A fase local vai realizar-se em Miranda do Douro, no dia 6 de Abril, em que os alunos dos agrupamentos de escolas de Miranda do Douro e Vila Nova de Foz Côa vão competir em quadro modalidades, andebol, basquetebol, atletismo e ténis de mesa. 

Jornalista: 
Susana Madureira