Política

CDU teme impactos ambientais de projetos energéticos da Engie

CDU teme impactos ambientais de projetos energéticos da Engie
Imagem do avatar
  • 22 de Maio de 2026, 08:42

A CDU está preocupada com os recentes anúncios de um projeto, desenvolvido pela Engie, que pretende instalar torres eólicas e parques fotovoltaicos no Nordeste Transmontano.

Fátima Bento, da Direção Regional de Bragança do PCP, mostra-se indignada com as declarações da própria ministra do Ambiente e da Energia, quando esteve no território na semana passada, que negava o conhecimento deste projeto.

“Obviamente que ainda estamos muito na esfera dos pressupostos. Ou seja, é suposto haver este conjunto de projetos que a Engie já admitiu que ia avançar, que ainda não se conhece exatamente a área que vai ocupar, sabemos os concelhos, que é Miranda, Mogadouro, Vimioso e também ali a zona da Torre de Moncorvo. As declarações da ministra preocupam no sentido que deviam ser ouvidas as populações, mas desconhecendo exatamente o que é que os projetos eram no concreto, levantam muitas preocupações, porque aquele ministério também é da Energia”, disse.

A CDU aponta que os vários projetos da Engie, pelo que já se conhece, pretendem ocupar largas faixas de território com parques e estruturas, que podem no  futuro colocar em causa áreas de agricultura, pecuária e apicultura, bem como comprometer a paisagem do nordeste transmontano.

“O que é que vai implicar? Nós conhecemos o território. Inevitavelmente, há reserva agrícola, há reserva ecológica, há rede natura, há o Parque do Douro, Internacional… Dificilmente consegue não colidir com todos estes valores ambientais. A agricultura e a pecuária estão com muitas dificuldades é verdade. Mas estes vão comprometer ainda mais o futuro.”, concluiu.

A CDU garante que vai continuar a acompanhar este projeto para exigir transparência e compatibilização com os valores ambientais

Apela ainda às populações, às associações agrícolas, culturais, desportivas e de caça para que se manifestem e se organizem e que exijam o esclarecimento cabal destes projetos.

Proponha um artigo de opinião:
info@pressnordeste.pt
Abrir
Imagem do avatar
Written By
Rita Teixeira