Sociedade

Município de Vinhais reforça combate à vespa asiática com a instalação de 400 armadilhas

Município de Vinhais reforça combate à vespa asiática com a instalação de 400 armadilhas
Imagem do avatar
  • 10 de Abril de 2026, 08:52

O município de Vinhais reforçou o combate à vespa asiática com a instalação de 400 armadilhas.

O autarca Luís Fernandes admite que este controlo deve-se ao facto do aumento desta espécie no concelho. “Reforçámos porque se tem verificado que aparecem vários ninhos. Queremos proteger a população e outro setor que é importante, que é a apicultura. E é verdade que têm aparecido mais, talvez até fruto das alterações climáticas”.

No ano passado foram destruídos 850 ninhos. Números preocupam cada vez mais. O combate à vespa asiática é suportado pelo município, mas o presidente da Câmara de Vinhais defende que também as autoridades devem preocupar-se. “É um número significativo, claro que também é verdade que estamos a falar de um concelho muito grande, mas é um número preocupante, as autoridades terão de se preocupar e também o próprio ICNF, atendendo a que muitos destes ninhos ficam dentro da área protegida, da área do Parque Natural de Montesinho. Isto é uma preocupação, não só a nível da apicultura, dos prejuízos que podem causar, mas também a nível humano. Porque como sabemos, há pessoas que são alérgicas e há pessoas que a picada pode ter consequências graves”.

Três semanas após a instalação das armadilhas, já foram capturadas 126 vespas asiáticas, com maior incidência nas localidades de Rio de Fornos, Vinhais, Armoniz e Nuzedo de Cima.

O Município informa ainda que já se encontram disponíveis, para levantamento, armadilhas e atrativo destinados aos apicultores do concelho, cada apicultor poderá levantar uma armadilha por apiário, mediante agendamento prévio junto do Serviço Municipal de Proteção Civil e Florestal.

Proponha um artigo de opinião:
info@pressnordeste.pt
Abrir
Imagem do avatar
Written By
Rita Teixeira