Sociedade

Burros e cavalos utilizados na prevenção de incêndios são o mote para um curso a decorrer no concelho de Vimioso

Burros e cavalos utilizados na prevenção de incêndios são o mote para um curso a decorrer no concelho de Vimioso
Imagem do avatar
  • 10 de Abril de 2026, 08:39

Até hoje está a decorrer na aldeia de São Joanico, em Vimioso, um curso de “Aplicação da Tração Animal em Operações de Gestão Florestal”, inserido nas jornadas abertas do Asinifire, um projeto que está no terreno desde 2024, que utiliza burros para ajudar a prevenir incêndios.

Mas agora a aposta passa pela utilização de cavalos, para contribuir para uma gestão sustentável dos ecossistemas, afirma a coordenadora do projeto, Maria Villa. “A ideia de utilizar os animais surge para ajudar em operações florestais. Existem já algumas associações em Portugal e fora de Portugal que trabalham com tração animal para operações florestais, principalmente cavalos. Então, a ideia do projeto era aprender como é que funciona, como é que se trabalha com os cavalos para depois ver qual é que é a potencialidade de utilizar também os burros em algumas destas operações, se é que é possível ou de que maneira é que seria possível”.

João Rodrigues, presidente da Associação Portuguesa de Tração Animal, explica que o impacto será muito mais reduzido. “Nós conseguimos, com os cavalos, uma manobrabilidade dentro da mancha florestal que é incomparavelmente melhor do que com a maquinaria pesada que se usa normalmente em meios florestais e conseguimos sem dúvida um impacto muito reduzido, para não dizer nulo, sobre o solo”.

Na ação de capacitação de tração animal em gestão florestal sustentável participaram os sapadores florestais de Vimioso e Algoso. O dia de demonstração decorre hoje em São Joanico, em Vimioso.

Proponha um artigo de opinião:
info@pressnordeste.pt
Abrir
Imagem do avatar
Written By
Rita Teixeira