Miranda do Douro Região Sociedade

Miranda do Douro avança com processo de certificação da Bola Doce

Miranda do Douro avança com processo de certificação da Bola Doce
Imagem do avatar
  • 9 de Abril de 2026, 10:15

O município de Miranda do Douro já avançou com o processo de certificação da Bola Doce Mirandesa.

Durante a Feira da Bola Doce e dos Produtos da Terra, que decorreu em Miranda do Douro, entre os dias 2 e 4 de abril, o vice-presidente do município, Nuno Rodrigues, já tinha avançado com a informação, em declarações à rádio Brigantia e ao Jornal Nordeste.

Foi numa sessão de esclarecimentos, que aconteceu no primeiro dia da abertura do certame, dedicada à certificação deste produto emblemático da Terra de Miranda, que a o processo ganhou impulso.

“A certificação da Bola Doce Mirandesa enquadra-se numa estratégia mais  ampla de valorização dos produtos mirandeses”, começa por explicar a presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril. “A certificação agrega valor económico, permitindo que produtos certificados alcancem um preço superior, aumentando a  rentabilidade dos produtores locais e contribuindo para a sustentabilidade  das suas atividades. Ao mesmo tempo, impulsiona o desenvolvimento  regional, uma vez que atrai turismo gastronómico, cria emprego e  incentiva a permanência das populações no meio rural”, explica a autarca.

Helena Barril reforça que esta certificação poderá trazer mais-valias, como “realçar as  características únicas deste doce tradicional e garantir que a sua  produção seja reconhecida como parte integrante do nosso património,  prevenindo a usurpação do nome e da sua reputação”, aponta.

O processo está a ser desenvolvido pela associação Qualifica / Origin  Portugal, que tem como missão valorizar, qualificar e promover os produtos  tradicionais portugueses. Neste momento, “o trabalho de identificação das características  da Bola Doce Mirandesa já se encontra concluído, assim como as  especificidades do caderno de encargos”. Posteriormente, será iniciado o período de oposição, para que “quaisquer interessados se possam manifestar ou  apresentar eventuais objeções. Concluída essa fase, o processo avançará para  a certificação propriamente dita”, afirma.

A Bola Doce Mirandesa é um doce tradicional muito apreciado, sobretudo  na época da Páscoa, é composta por várias camadas de massa fina intercaladas com açúcar e canela. Anualmente, atrai centenas de visitantes ao território para conhecer e degustar este doce. Exemplo disso foram os 20 mil visitantes que passaram pela última edição da Feira da Bola Doce e dos Produtos da Terra, segundo dados avançados pelo município.

Proponha um artigo de opinião:
info@pressnordeste.pt
Abrir
Imagem do avatar
Written By
Rita Teixeira