Projeto quer valorizar bolota e reduzir desperdício através de inteligência artificial
O MORE CoLAB – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação, em Bragança, lançou o projeto AcornSelectAi, que através da inteligência artificial quer valorizar a bolota.
O projeto AcornSelectAi pretende transformar a bolota num desafio científico e tecnológico. Segundo o laboratório, o objetivo será “criar um sistema inteligente e automatizado capaz de analisar, separar e selecionar miolos de alta qualidade com alta precisão, usando câmaras multiespectrais, algoritmos de aprendizagem profunda e automação industrial avançada”, explica.
Depois a solução passa por adaptar o contexto industrial e a novos produtos, como a outros frutos secos. “Sempre com o foco na redução de desperdício, mais eficiência e produtos agroalimentares mais sustentáveis”, reforça.
Pedro Babo , CEO da Landratech, parceiro do projeto reforça que “este projeto representa uma oportunidade para valorizar a bolota enquanto recurso com elevado potencial, respondendo à ausência de soluções industriais estruturadas para o seu processamento. O AcornSelectAI permitirá desenvolver uma tecnologia de seleção eficiente e adaptada à escala industrial, garantindo qualidade, reduzindo desperdícios e abrindo caminho à valorização de subprodutos para diferentes aplicações”.
O consórcio reúne especialistas em engenharia, ciência de dados, telecomunicações e indústria alimentar: HRV – Equipamentos de Processo, S.A., Landratech, MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação, Instituto de Telecomunicações e Universidade da Beira Interior. Com um investimento superior a 1 milhão de euros, cofinanciado pelo COMPETE 2030 e Portugal 2030, o projeto mostra como ciência e território podem caminhar lado a lado. O lançamento do site do projeto decorreu na semana do Dia Mundial da Árvore, para simbolizar a ligação entre natureza, cultura e inovação.
