Urgência poderá manter-se em Macedo de Cavaleiros
A Urgência Básica vai manter-se aberta em Macedo de Cavaleiros. Esta é a convicção do presidente da Câmara Municipal. Depois das notícias que davam conta da possibilidade de este serviço de Saúde encerrar, Duarte Moreno foi recebido pelo secretário de Estado Adjunto, Fernando Leal da Costa, e diz que recebeu a garantia de que o governo “não pretende encerrar ou sequer reduzir o horário de funcionamento da Urgência de Macedo de Cavaleiros”.
O autarca macedense adianta, ainda, que o secretário de Estado Adjunto demonstrou conhecer a importância deste Serviço de Urgência Básica (SUB) para os utentes do distrito e por isso até admitiu reforçar o serviço. “Fernando Leal da Costa afirmou, ainda, não ter recebido qualquer indicação da Unidade Local de Saúde do Nordeste para encerrar a SUB de Macedo de Cavaleiros”, refere em comunicado.
Ainda assim, o presidente do município garante que não vai deixar de acompanhar esta matéria, procurando defender os interesses dos macedenses no acesso aos cuidados de Saúde.
Governante vem à região
Para além da população do concelho de Macedo, esta SUB serve também a população do concelho de Alfândega da Fé e aldeias limítrofes dos concelhos de Mirandela, Mogadouro e Bragança, estimando-se que o universo da população que serve ultrapassa os 20 mil utentes.
Acresce, ainda, na óptica do município, o facto de a população do distrito ser envelhecida. “No concelho de Macedo de Cavaleiros há sete lares de idosos, com um total de 286 camas, o que aumenta a necessidade deste serviço de urgência de proximidade, dada a frequência com que estes idosos recorrem ao serviço”, remata a autarquia em comunicado.
No encontro com o governante, Duarte Moreno também transmitiu a vontade de os autarcas transmontanos reunirem com a tutela no sentido de debater a reestruturação dos serviços de Saúde na região e garante que foi informado de que o Secretário de Estado da Saúde tenciona deslocar-se à região para conhecer de perto os problemas e as necessidades da população nesta área.
Destaque
Autarca de Macedo de Cavaleiros sensibiliza Ministério da Saúde para a necessidade de manter a Urgência aberta
