Agrupamento de Escolas Miguel Torga investe no Projeto Comenius
Na viagem, os participantes depararam-se com alguns dos melhores exemplos daquelas que são as deslumbrantes paisagens Italianas: as altas montanhas dos Alpes cobertas da verdejante e envolvente vegetação e acompanhadas de uma neve pouco característica desta estação e o Lago Como, profundo e refletor de um nevoeiro que dava à paisagem um tom misterioso e ao mesmo tempo muito bonito.
No meio destes vales de encanto, em pleno coração dos Alpes, os alunos realizaram várias provas desportivas, desde as mais tradicionais (de acordo com a cultura que cada país partilhou) até aos comuns jogos de futebol que unem os gostos de todos os jovens europeus.
Os alunos dos vários países foram divididos por equipas e identificados com camisolas de cores diferentes. Assim, com o objetivo de realizar uma boa prova e obter uma boa pontuação final, os vários elementos tiveram que debater entre si as estratégias e as tarefas atribuídas, servindo-se da única língua comum: o Inglês.
Para além do desporto, também outras atividades foram incluídas no programa do encontro, tais como: a ida à localidade de S. Bernardo, a 1200mts de altitude, para participar numa prova de orientação na montanha, visitar o Jardim Botânico e o Observatório Astronómico Giuseppe Piazzi, a visita a uma das capitais da moda, Milão, e a experiência de que resultou a acolhedora receção das famílias residentes que presentearam os visitantes com dois serões muito bem passados num lar Italiano.
Reconhecimento
De resto, os alunos só têm a elogiar esta experiência única de contactar com jovens da mesma idade, no entanto de culturas tão diferentes e particulares, prometendo manter o contacto com todos aqueles com quem conviveram.
José Carrapatoso, diretor do Agrupamento, acredita que o desenvolvimento deste projeto contribui para o conhecimento de Bragança além-fronteiras e que se trata de uma iniciativa muito motivadora para os alunos, que assim contactam com outros jovens europeus, desenvolvem as suas competências linguísticas, promovem a identidade e cidadania europeia e os valores de tolerância e respeito pelo outro.
Terminada a primeira fase de encontros, seguem-se os encontros na Polónia e Alemanha, já no próximo ano letivo, culminando com o encontro internacional no Agrupamento em Maio de 2014.
