Vendavais - Ainda hei de roubar um gato

PUB.

Dizia-me um amigo há uns dias atrás que ainda havia de roubar um gato. Fiquei perplexo e a minha insistência em receber uma explicação saiu frustrada. Ainda vais perceber, disse-me. Parece-me hoje que talvez tenha atingido o que ele queria dizer.
Quando o ano letivo está a chegar ao fim, o governo resolve levantar um problema terrível e de difícil solução. A educação é um direito de todos e todos devem ter acesso a ela sem que para isso tenham de despender grandes somas de dinheiro. O ensino público é gratuito. Inicialmente gratuito só na escola primária, claro. Depois alargou-se. Foi uma conquista recente de que ninguém quer abdicar.
O meu amigo é professor e a sua ânsia de querer roubar um gato, metaforicamente falando, claro, prende-se com o facto de se dizer que quem não tem cão, caça com um gato. Mas só se for ratos, pois com gatos não se pode aceder a caça maior. Como o entendo agora!
Na realidade, levantar o problema dos colégios privados e do subsídio estatal às turmas numa altura em que o ano letivo está prestes a chegar ao fim e os exames estão à porta, não demonstra grande inteligência política e só escassamente compreendo tal atitude do governo, porque possivelmente por detrás está a pressão bloquista e comunista a esse respeito. Para esses não timings certos ou errados. È quando lhes apetece interferir e ter antena.
A posição de cada um fica com a justificação que lhe dão. Eu pessoalmente, não sou contra o ensino privado, até porque estudei sempre em colégios particulares, pois nessa altura só havia Liceus e nas capitais de distrito. Não havia alternativa. Tinha que se pagar se se queria estudar. Neste momento, a proliferação de colégios particulares não está percentualmente de acordo com o número de alunos, principalmente no interior do país, onde as distâncias são maiores e mais difíceis de percorrer. Contudo, penso que quem quer andar a estudar em colégios particulares quando tem à porta ensino público, deve pagar esse luxo. Penso que não tem de ser o Estado a pagar a educação de quem quer frequentar colégios privados, podendo estudar na escola pública se esta estiver por perto, como é o caso de muitas em Lisboa, Porto, Coimbra ou em outras cidades maiores.
Apoio o ensino privado e a liberdade de escolha, mas quem quer ter um colégio e dedicar-se ao ensino, é como ter uma empresa e portanto, terá de a saber gerir de modo a ter lucro e a governar-se com ela. Não pode estar à espera de ser o Estado a pagar-lhe as dívidas e a conseguir-lhe as turmas. Se não pode aguentar o colégio, muda de ramo. Penso que todos entendem isto. Pois se eu não posso caçar com cão, tenho de tentar caçar com gato. Será que há gatos que cheguem?
Alguma coisa terá de mudar a este respeito. A altura não foi a melhor para mexer neste assunto. Os alunos e professores ficaram abalados e durante algum tempo não vão conseguir acalmar a ansiedade que lhe tolheu os passos na reta final. Com o terceiro período a terminar e os exames à porta, exigia-se mais comedimento por parte do governo e apoiantes que se esqueceram dos alunos, pais e professores, para pôr em prática uma medida puramente economicista, tendente a colmatar as falhas de uma política que alargará o défice perante Bruxelas e corre o risco de sanções mais graves. A Escola Pública foi o argumento que serviu para esgrimir contra um privado que faz o seu serviço dentro dos parâmetros exigidos e de acordo com os contratos assinados. Mudar tudo quando falta um mês para o final do ano letivo é um atentado sem exemplo e com consequências enormes. Prova disso, foi a manifestação de mais de vinte ou trinta mil pessoas em frente à Assembleia da República no domingo passado. É muita gente para desprezar o ensino privado!
É forçoso que se chegue a um entendimento rápido e duradouro que contente as partes, pois não chega exigir que os nossos alunos atinjam metas, que tenham hábitos de estudo, que o ranking das escolas suba e que se demonstre ao resto da Europa que os níveis de sucesso estão a subir. Isto é simplesmente falacioso. Temos alunos dos melhores do mundo e a prova-lo estão alguns que enfrentam concursos internacionais e ficam nos primeiros lugares. Muitos são do ensino particular. Será que andaram à caça com gato?

Luís Ferreira