Vimioso vai subir ao Campeonato de Portugal após mudança de decisão da FPF

PUB.

Qua, 06/05/2020 - 18:55


Os clubes dos distritais vão subir ao Campeonato de Portugal. A Federação Portuguesa de Futebol recuou na decisão tomada na semana passada, depois de ter decidido, em reunião com as associações, que não haveria subidas dos distritais ao Campeonato de Portugal.

Já hoje, a FPF emitiu um novo comunicado onde anuncia a promoção de 20 equipas dos distritais que inclui o Vimioso, emblema da A.F. Bragança que liderava o campeonato aquando da suspensão da prova devido à Covid-19.

Mas a época 2020/2021 traz novidades. O Campeonato de Portugal vai contar com 96 equipas, mais 14 que a temporada passada: 70 que permanecem, duas vindas da 2ª Liga, 20 que sobem dos distritais e quatro novas equipas B.

A federação anunciou ainda a criação da III Liga na temporada 2021/2022, que servirá de acesso à II liga.

Nas três épocas seguintes, o número de clubes da III Liga e Campeonato de Portugal será reduzido para 76.

Todas estas alterações fazem parte de um plano de emergência e de reestruturação do terceiro escalão do futebol português, “resultado da reflexão dos últimos seis meses com as associações e demais sócios FPF”, lê-se no documento da federação.

O plano tem como principais objectivos “assegurar o maior número possível de projectos equilibrados, aumentar a competitividade, melhorar a qualidade de jogo, aproximar os adeptos do futebol local, criar espaços de desenvolvimento para o jovem jogador português na transição dos sub-19 para os seniores e garantir um formato adequado ao que se prevê venha a ser a próxima época, no quadro da pandemia Covid-19”.

Em relação à questão salarial dos jogadores deste escalão, a FPF acordou com o sindicato que os atletas vão ter como valor de remuneração base o salário mínimo nacional.

Também a taxa de jogo vai ter uma redução e haverá ajustes no valor de inscrição de jogadores.