Obras nas avenidas Sá Carneiro e João da Cruz em Bragança arrancam já este mês

Pormenores sobre as intervenções foram revelados pelo autarca numa sessão de esclarecimentos.

13 jun. 2019, 10:01

Este artigo tem mais de um ano

O município de Bragança apresentou aos interessados, nomeadamente aos comerciantes, a programação das obras das avenidas Sá Carneiro e João da Cruz, que arrancam já em Junho e vão demorar 16 meses.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Durante as intervenções haverá limitações de estacionamento, mas vão ser garantidos 250 lugares no parque do shopping a “preços simbólicos”, segundo o município. A empreitada vai ser desenvolvida por troços e a circulação vai manter-se, ainda que condicionada, com desvios e faixas reduzidas, pelo período de um mês para cada troço.

O projecto das obras prevê ainda que sejam intervencionadas todas as escadarias de acesso à Sá Carneiro, “normalizando os degraus para dar mais segurança” e serão colocadas escadas rolantes junto ao teatro, solução que vai substituir a ideia inicial de instalação de um elevador.

As obras começam ainda no mês de Junho e o troço junto ao viaduto da Avenida Sá Carneiro será o primeiro a ser intervencionado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na sessão de esclarecimento no Teatro Municipal participaram algumas dezenas de comerciantes, que ouviram o presidente do Município explicar o plano e dizer que espera que as obras “perturbem o menos possível” moradores, clientes e comerciantes. E se alguns comerciantes na Avenida Sá Carneiro acham que as melhorias serão positivas outros não acreditam que alguns dos problemas sejam resolvidos com as obras. “Para nós, que temos cargas e descargas, é uma data de problemas, temos de descarregar uma máquina e não conseguimos, temos de andar à volta com a carrinha. Acho que esta intervenção, ainda não vai resolver esse problema”, destacou Manuel Aníbal, um dos comerciantes com uma loja na Sá Carneiro.

João Lopes, que também tem um estabelecimento nesta artéria acredita que vai “sempre haver constrangimentos, porque são obras que vão intervencionar e em zonas pedonais, por isso vai condicionar a mobilidade”. O comerciante ficou, no entanto, satisfeito com o projecto apresentado. “Já há cinco anos apresentei um manifesto a propósito da degradação dos passeios da avenida Sá Carneiro. Sou a favor desta intervenção, como é óbvio, porque a olho nu verifica-se que os passeios já não oferecem condições de segurança a ninguém e todos nós merecemos melhor”, sublinhou.

Cláudio Santos, comerciante na mesma avenida, acredita que a intervenção vai ser benéfica para a via “vai melhorar a mobilidade das pessoas, o trânsito não vai ser todo alterado e o estacionamento vai-se manter o mesmo no final” e acha benéfico que a avenida não seja intervencionada toda de uma vez. “Apesar de ter constrangimentos para os comerciantes pelo menos é localizado e não pela Sá Carneiro toda de uma vez”, contou.

Na Av. João da Cruz, os pavimentos com os tradicionais paralelepípedos vão ser repostos e algumas das árvores retiradas do separador central, já que este vai encolher, mas serão plantadas outras, garantiu o presidente da câmara.

Os comerciantes desta histórica artéria mostraram-se satisfeitos com o projecto, mas antevêem dificuldades para os negócios no decorrer das obras. “O projecto pareceu-me agradável, a única preocupação que tenho é o tempo de obras que vai retirar bastante gente da avenida. Durante esse período, as pessoas desabituam-se e tentam procurar outras vias que lhes facilitem a mobilidade”, afirmou outra a empresária, Isabel Relvas.

Júlia Lopes acredita que a intervenção “vai beneficiar o comércio”. “Vim hoje para me certificar desses pormenores e creio que vai correr bem”, afirmou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR