Município de Bragança distribuiu verba de 282 mil euros pelas colectividades desportivas do concelho

PUB.

Qui, 09/03/2023 - 23:27


São 25 os clubes contemplados com o apoio financeiro. O movimento associativo desportivo do concelho conta com cerca de 2800 atletas federados e não federados.

282.037,08 euros é o montante investido este ano pelo Município de Bragança no apoio às colectividades desportivas do concelho.

São 25 os clubes e associações contemplados com a verba que servirá de base à actividade desportiva regular e que beneficia mais de 2800 atletas federados e não federados, 33 modalidades, 72 equipas e vários eventos desportivos.

Em relação a 2022 a verba é maior, mais 50 mil euros, devido ao aumento do número de candidaturas, mais três que o ano passado, e a actividades “consideradas pontuais” que só este ano, “nesta data, foram contabilizadas na despesa final”, como justificou o presidente do Município de Bragança. Hernâni Dias. 

O autarca considera que estes apoios são “extremamente importantes para manter o movimento associativo vivo”. “O Município de Bragança tem feito um grande esforço, no sentido de garantir o apoio necessário para que tudo continue a acontecer, quer o apoio financeiro, quer ao nível de apoio logístico que concedemos diariamente a todos os clubes”, acrescentou.

Para os clubes a verba atribuída é importante, mas por vezes insuficiente para fazer face às despesas principalmente dos clubes em competição em provas nacionais. É o caso da Escola Futsal Arnaldo Pereira. O emblema brigantino recebe um apoio de 7000 euros, mas a participação de três escalões de formação nas Taça Nacional vai fazer disparar a despesa. “Não é suficiente. Nós temos a expectativa que o município tenha em conta a nossa participação nas taças nacionais. Quando se faz o orçamento não estamos a prever que vamos ganhar os campeonatos. Fazemos o orçamento para participar nas provas distritais. Depois há uma despesa acrescida quando passamos ao nacional. Vamos com três equipas e temos de falar com o senhor presidente para o sensibilizar para a situação para nos reforçar a verba”, avançou Carlos Santos, presidente da EFAP.

Os apoios contemplam, ainda, verbas para a realização de eventos desportivos, como a II Meia Maratona das Cantarinhas, o Bragança Granfondo, a XXXI Concentração Motard, o Careto AirShow, o Heat of The Mountain – Trial 4x4, o II Trail Urbano 4x4 – Cidade de Bragança, e os torneios internacionais de futebol de formação, Crescer Jogando e Mãe D’Água Cup.

Os protocolos para a atribuição do apoio financeiro do Município de Bragança às colectividades do concelho foram assinados esta quinta-feira.

 

Jornalista: 
Susana Madureira