Casa de Guerra Junqueira recuperada

PUB.

Ter, 13/12/2005 - 14:30


A casa onde viveu e escreveu o poeta transmontano Guerra Junqueira, em Freixo de Espada à Cinta, vai ser recuperada, com vista à criação de um pólo de atracção turístico, dada a sua proximidade com o rio Douro.
Segundo o administrador da Fundação Isabel Guerra Junqueira, Manuel José Silva, as obras na casa, que foi construída pelo poeta nas proximidades da povoação de Barca d´Alva, devem ter início já no início do próximo ano, até porque parte do edifício se encontra em ruínas e o restauro é urgente.
“Nesta primeira fase vamos restaurar o telhado e uma varanda onde o poeta deixou sinais da sua obra”, salientou o responsável.
Com a recuperação daquele património histórico e cultural, a Fundação pretende dar a conhecer o trabalho do poeta que, em tempos, defendeu os agricultores do Douro. “Foi um grande poeta, mas também uma pessoa culta, que, aquando da praga das vinhas, procurou obter o máximo de informação para combater aquela doença que estava a devastar as vinhas do Douro”, concluiu Manuel José Silva.