Coleccionador e restaurador

PUB.

Ter, 18/10/2016 - 10:37


Olá familiazinha, estamos a poucos dias de mais um Magustão da Família do Tio João que, pelo quarto ano consecutivo, se vai realizar na Rural Castanea, em Vinhais, no maior assador de castanhas do mundo, no dia 23 de Outubro, domingo, onde iremos comemorar também os 30 anos da Rádio Brigantia e os 27 da Família do Tio João. Estão todos convidados. Conto com todos vós!
Agora já entrados no Outuno a sério, depois de quase todas as vindimas terem sido feitas, o vinho já ferve nos lagares e há quem ainda faça águardente no potes de cobre, tema para um futuro assunto nesta página.
Nesta edição apresento-vos o nosso tio Alfredo Almeida, que tem viajado connosco e que me contou um pouco da sua vida e do seu passatempo.
Alfredo Manuel Teixeira Almeida, nasceu em Vila Flor, em o6-11-1950. Iniciou a sua aprendizagem em Março de 1963, no complexo agro-industrial do Cachão. Entre 1969 e 1970 exerceu a função de encarregado de construção numa empresa de construção civil e obras públicas. As obras executadas em Vila Flor ainda existem e estão em bom estado de conservação.
Em 25 de Janeiro de 1971 iniciou o serviço militar obrigatório, aí concluiu com distinção a especialidade de sapador de infantaria, no BC3 de Bragança. Enquanto tal prestou serviço até 25 de Janeiro de 1974 e exerceu também as funções de electricista da unidade e, paralelamente, monitor de um pelotão da instrução de sapadores. Foi nesse âmbito que obteve o louvor público expresso na sua caderneta militar.
De igual modo exerceu as funções de electricista e radiotécnico, nos anos 70, na melhor empresa da cidade na época.
Em Janeiro de 1980 abriu a sua pequena empresa em nome individual, conhecida como “A Singer do Toural”, em Bragança. A sua função consiste na venda e reparação de máquinas de costura, instalações de electricidade e telecomunicações. Esta empresa ainda está aberta ao público.
No seu currículo constam ainda outras funções, entre as quais podemos destacar: manteve, durante muitos anos, contratos de manutenção de electromecânica e telecomunicações com serviços públicos, IPSS e particulares; exerceu a função de formador externo nas áreas de electromecânica e telecomunicações assim como de higiene e segurança no trabalho.
Quanto à parte académica, tem como habilitações o grau de licenciatura e possui dezenas de certificados de formação e participação em seminários temáticos. Está inscrito nos organismos oficiais para o exercício das actividades descritas tais como a DGE, ACT, sindicatos e outros.
No que diz respeito à parte humana, as principais qualidades que sempre o nortearam desde criança são: a humildade e a solidariedade. Na relação que estabelece com os amigos, familiares ou mesmo os clientes, sempre gostou que, de preferência, o tratassem por Alfredo ou tio Alfredo. Actualmente faz reparações de máquinas de costura e rádios de válvulas e grafonolas e ainda máquinas de escrever antigas. Resumindo e concluindo, o nosso homem é um mecânico electrotécnico e ao mesmo tempo coleccionador de rádios a válvulas, grafonolas, telefones, máquinas de escrever e de costura, etc.