Verdades e pós-verdades.

PUB.

Temia-se, em Portugal e na Europa de que Portugal ainda não faz parte, que a “geringonça” fosse um tractor revolucionário, que de alguma forma viria pôr em causa a ordem estabelecida no que à União Europeia, à NATO e aos mercados financeiros diz respeito.
Os analistas mais entendidos, muitos dos quais agora se fazem desentendidos, auguraram, por isso, o pior desfecho para o seu desempenho, prevendo que Portugal seria forçado a um novo contrato de assistência com a famigerada Troika, ou coisa parecida.
O próprio ministro Centeno o admitiu quando declarou que faria tudo o que fosse necessário, sem especificar o quê, para evitar que tal acontecesse.
Mas não. A “geringonça”, afinal, não passa disso mesmo. De uma carroça política desengonçada puxada pelo PC e pelo BE, que se arrasta penosamente e com a qual o moleiro António Costa vai ganhando a vida, com a bênção do paizinho Marcelo.
É um tigre de papel, afinal, que com unhas e dentes defende um governo de minora absoluta, considerando que a abstenção é maioritária e que a oposição mereceu o maior número de votos. Acontece que a moda dos governos serem abocado por forças que perdem eleições parece estar a pegar nas democracias ocidentais.
Em Portugal tal só foi possível porque o PC e o BE, honra lhes seja feita, têm sido de uma docilidade exemplar. Meteram a viola no saco a troco de uns tostõezitos para os reformados e pouco mais. Reestruturação da dívida, abandono da moeda única, saída da CEE e coisas tais, que constituem os seus argumentos políticos principais, pertencem ao passado.
A verdade é que, contra todas as expectativas, a economia portuguesa circunstancialmente cresceu, o que não significa necessariamente que esteja a crescer, e os tecnocratas de Bruxelas, que ainda se não refizeram do murro no estômago que levaram com o Brexit, puseram de lado as sanções e deram luz verde ao orçamento português. Até mais ver.
Pelas mesmas razões a senhora Merkel e o seu ministro Schäuble andam tão enfiados.
Depois, ainda ninguém sabe que demónios vão saltar da caixa de Pandora que Donald Trump destapou, sendo certo que PC e BE não deixarão de aplaudir as diatribes contra a NATO e a CEE do seu inesperado aliado, o novo presidente americano.
Aparentemente Portugal segue no bom caminho. O doente que estava em estado comatoso pestanejou. Para quê mudar de políticas, portanto, argumentarão as almas da “geringonça”? Afinal a Justiça que temos funciona. A lei eleitoral serve plenamente a democracia que não temos, a lei autárquica idem, a Assembleia da República só dignifica a democracia, o País está bem como está, e a “geringonça” cumpre plenamente o seu papel.
Acontece que se trata de “pós-verdades” no sentido em que o dicionário Oxford de língua inglesa, que elegeu a expressão como palavra do ano de 2016, define. A verdadeira verdade é que as emoções e as crenças pessoais contam mais na formação da opinião pública do que os factos objetivos.
E o que verdadeiramente importa é segurar o poder e partilhar mordomias com os comparsas.
Este texto não se conforma com o novo Acordo Ortográfico.

Henrique Pedro